A beleza dos puzzles de She Remembered Caterpillars

She Remembered Caterpillars é uma singela experiência de puzzles cuja beleza está no caminho para suas resoluções.

Tempo de leitura: 2 minutos


No comecinho de 2017, joguei pela primeira vez She Remembered Caterpillars, esse jogo de puzzle com lagartas coloridas que habitam um mundinho fascinante repleto de organismos. Na época, lembro de jogar esse jogo no meu tempo livre em pequenas doses, para passar um pouco do tempo, seus puzzles são de fácil entendimento, mas complicada execução prática, e talvez esteja aí a sacada dos mesmos.

Dia desses, passando pela minha biblioteca do Steam, fiquei observando por uns instantes She Remembered Caterpillars, pensando que esse jogo seria uma experiência legal no Steam Deck. Não demorei muito para começar a jogar novamente, e quando me deparei, havia terminado o jogo sem brechas para voltar novamente, já que até as conquistas eu peguei todas.

Tem solução, é só uma questão de percepção. – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

She Remembered Caterpillars tem cores em seus personagens e lagartas, além de marcações simbólicas para orientar a condução dos personagens até o ponto de extração de cada cenários. Exemplificando o conceito mais básico do jogo: personagem de cor azul só pode passar por cima de lagarta da mesma cor (ou símbolo), assim como a junção de azul com qualquer outra cor também pode, o mesmo vale para as demais cores. Conceitos são apresentados conforme você avança, trazendo um frescor para a experiência a cada novo ato.

Os cenários do jogo tem uma arte puxada para o orgânico artificial intitulada de fungipunk, esse estilo artístico instaura uma atmosfera melancólica e agradável no jogo, mas brinca com a percepção do jogador, trazendo uma dificuldade interessante na hora de encontrar a resolução dos puzzles.

Através apenas das formas geométricas, é possível jogar, mesmo com alguma deficiência de cores. – Imagem: She Remembered Caterpillars/Jumpsuit Entertainment

Conseguir atravessar as lagartas em direção ao ponto de extração é um negócio recompensador, afinal é a maior prova da sua boa manipulação dos personagens de acordo com as regras do cenário.

Quando levantou os créditos, percebi o quanto aquela experiência simples de resolução de puzzles havia sido gratificante, a beleza dos puzzles de She Remembered Caterpillars está no caminho a ser percorrido até encontrar a solução. Cada tentativa frustrada até o ponto de extração é um incentivo para um nova tentativa, e quando finalmente chega ao ponto que gostaria, você sente que valeu a pena.

Leia mais


Publicado

em

por