Talvez você já tenha aprendido a jogar Railbound…

Railbound é um puzzle sobre alocação de trilhos tão familiar que você provavelmente já sabe como jogar… Vou te contar o porquê.

Tempo de leitura: 2 minutos


Alguma vez você já deve ter ouvido a frase: “A ordem dos fatores não altera o produto”, então… em Railbound altera, e altera de um jeito conceitual. O jogo, desenvolvido pelo pequeno estúdio polonês Afterburn, estabelece que números sequenciais são necessários para um desafio ser concluído. Tematicamente sobre empilhamento de vagões de trem, Railbound trata vagões como sequencial numérico.

O jogo te dar o papel de “alocador de trilhos”, você aloca os mesmos para que os vagões percorram até a cabine do trem. Existem muitas possibilidades de alocação de trilho, mas o fator determinante aqui é alocá-los de um jeito que os vagões percorram até a cabine sequencialmente. Um vagão de número 1 deverá fazer um percurso menor que um vagão de número 2, repetindo esse comportamento em quaisquer demais possíveis números crescentes.

E assim, estamos prontos para partir – Screenshot: PC (Steam Deck)/Joguindie

O prazer de experiências do tipo puzzle está na resolução, chegar na solução de um problema proporciona uma satisfação difícil de descrever, mas que todo amante de puzzles procura. Railbound poderia ter sido mais um jogo do gênero, mas ao trabalhar com um conceito familiar, dos nossos tempo de educação básica, e as artimanhas na maneira que você aloca os trilhos, proporciona um jeito diferente de sequenciar algo numericamente.

Havia uma cançãozinha chiclete enquanto aprendia sobre sequência numérica nos tempos de escolinha, essa canção, que você confere logo abaixo, faz uma excelente analogia sobre sequência numérica e obstáculo.

“A educação básica torna-se, dentro do artigo 4º da LDB, um direito do cidadão à educação e um dever do Estado de atendê-lo mediante oferta qualificada.”

Chegar em uma sequência numérica é apenas uma questão de entendimento básico da matemática, após entendida, “não há grandes desafios”, afinal, depois do 1 sempre será o 2, mas imagine um obstáculo entre o 1 e 2… há algumas maneiras de criar e encarar obstáculos nessas circunstâncias sequenciais, e é justamente esse o truque de Railbound: se aproveitar dos possíveis obstáculos para um número alcançar sequencialmente o outro. Railbound utiliza o tempo, medido através da quantidade de trilhos, em obstáculos de movimentação.

Como os vagões se conectam

Não comecei a aprender a jogar Railbound enquanto jogava, boa parte eu já tinha aprendido lá no meu tempo de escolinha, o jogo me ajudou a relembrar desses ensinamentos. Talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto desse jogo. É um jogo de aprendizado familiar, mas caprichado em desafios que vão além de uma sequência numérica… já dizia, na música dos indiozinhos: um jacaré se aproximou.

Leia mais


Publicado

em

por