The Crew Motorfest conduz diversão sem pisar no freio – Review

Já imaginou você no Havaí rodeado de veículos? The Crew Motorfest é sobre essa experiência, mas de um jeito que a realidade não é capaz de proporcionar.

Tempo de leitura: 6 minutos


Quando comecei a acompanhar o material divulgado de The Crew Motorfest fiquei admirado com o “calor”, no sentido figurado da palavra, que o jogo estava disposto a proporciona, seu deslumbre era como o próprio Havaí, lugar onde o mesmo é ambientado. Sem saber o que esperar, mas convicto de que iria finalmente jogar um jogo da franquia The Crew, chegou a minha vez de pisar fundo em The Crew Motorfest.

Ligando os motores

The Crew Motorfest contagia de imediato, existe uma vibe de positividade pairando, talvez em decorrência da forte influência do Havaí… a real é que você é rapidamente inteirado sobre o Motorfest de um jeito maroto, então você acaba se sentindo em casa, é uma sensação de acolhimento bem legal. Como o próprio nome sugeri, Motorfest é um festival automobilístico, e é durante esse festival que você poderá mostrar tudo o que sabe sobre dirigir e pilotar através dos mais diversos tipos de veículos.

No jogo você é representado por um personagem parcialmente modelado dentro do que você deseja, há algumas limitações no sistema de criação/customização de personagem, mas cumpre bem o seu papel. Através do personagem criado, você poderá desempenhar todas as ações de condução de veículos, afinal é um mundo dominado por veículos, seu personagem é permitido somente onde faz sentido, como: dentro dos veículos ou algum hub.

Tentando encontrar meu estilo… – Screenshot: PS5/Joguindie

Depois que você é “feito”, alguns dos principais tipos de veículos terrestres são confiados a você para serem testados, mas como a própria apresentadora diz: “é só a ponta do iceberg”. Depois desse “test drive“, é a hora de escolher seu primeiro possante. São três carros incríveis, então pode ser que você demore um pouquinho para escolher qual mais faz o seu estilo. Agora é só escolher a sua primeira playlist para ser imediatamente transportado para o mundo aberto do jogo.

Escolhendo uma playlist

As playlists são campanhas inspiradas na cultura automobilística. Cada uma delas altera os tipos de veículos, ambientação, objetivos, soundtrack, e outros detalhes, propondo uma experiência realmente nova a cada playlist escolhida. Quando uma playlist é ativada, ela passa a ficar em evidência, porém você pode ativar outras desde que respeite os requisitos de progressão. Cada playlist ativada desbloqueia seu primeiro evento, geralmente uma corrida típica ou alguma outra modalidade, os demais são desbloqueados conforme você avança, tem também as proezas, desafios diversos espalhados pelo mundo aberto do jogo, oportunidades de fotos, e viagem rápida ao contêiner da playlist ativada.

É uma playlist mais legal que a outra – Screenshot: PS5/Joguindie

O conceito de playlists adotado em The Crew Motorfest funciona perfeitamente, evitando que você fique sobrecarregado de desafios, e ainda tenha uma experiência temática escolhida a dedo. A playlist escolhida se limita a sua temática, colocando você e todos os veículos que forem confrontá-lo na rédea. Algo bem legal dessa característica é que o veículo a ser conduzido é emprestado a você, e segue os conformes temáticos da playlist, portanto o resultado positivo durante os eventos depende do quão habilidoso você é com o tipo de veículo disponibilizado. Cada evento segue a própria estrutura, podendo ser uma corrida classificatória, quem sabe um desafio de drift, corrida de arrancada, mas com algumas brechas que possibilitam a personalização do evento, como as configurações de dificuldade, acessível para todos os eventos.

O controle dos veículos está literalmente nas suas mãos

Dada a largada, seu veículo deverá ser conduzido seguindo os princípios conhecidos por todos que já conhecem jogos de corrida mais voltado para o arcade. The Crew Motorfest não tenta mudar o que conhecemos, traz sua própria perspectiva, que aliás, tem sua personalidade muito bem exposta. Em qualquer jogo de corrida que se preze a mecânica de condução é impecável, Motorfest demonstra tamanho comprometimento deixando você sentir que o controle do veículo está realmente nas suas mãos. Joguei inúmeras corridas, com diversos veículos, e em nenhum momento perdi o controle por conta de alguma falha do jogo, muito pelo contrário, era evidente que as falhas de condução foram desencadeadas simplesmente pela forma que eu estava conduzindo.

Tem muito pneu para queimar até a chegada – Screenshot: PS5/Joguindie

Cada veículo tem suas características, e elas ditam até certo ponto como você deverá conduzir determinado veículo para extrair seu melhor desempenho. Apesar de você não pilotar um carro esportivo da mesma forma que um carro de Fórmula 1, por exemplo, a mecânica de condução é muito parecida, com alguns detalhes de estabilidade e aspectos do próprio veículo como principais diferenciais, possibilitando a você transitar entre veículos com uma facilidade admirável. Embora tamanha similaridade na condução dos veículos, não vou considerar como um problema do jogo justamente porque a proposta de The Crew Motorfest é a acessibilidade no quesito diversidade. Imagine que se o jogo propõe que você conduza além de veículos motorizados, embarcações e aeronaves, as distinções fidedignas de jogabilidade poderia causar um embaraço na sua cabeça. A transição entre veículos é muito amigável, com baixa alteração de jogabilidade, possibilitando a transição entre quaisquer tipos de veículos sem que você tenha a sensação de dificuldade excessiva, ou até mesmo desprezo pela jogabilidade de algum veículo em específico.

Embora a jogabilidade semelhante em todos os veículos transpareça de fato uma sensação generalista, inclusive podendo desencadear problemas como a repetitividade, e até dar espaço para macetes, houveram cuidados com relação a essas armadilhas da acessibilidade. Justamente os veículos e as incontáveis atividades disponíveis, proporcionam possibilidades de jogatina que quando reunidas, dão frescor ao jogo, anulando significativamente problemas que se não fosse essa criatividade em diversidades, poderiam comprometer irreversivelmente a sua experiência.

As vezes é melhor evitar as pistas e chegar ao destino de avião – Screenshot: PS5/Joguindie

Uma das coisas mais legais das corridas é a velocidade, afinal sem ela, por que correr? The Crew Motorfest até se esforça para passar essa sensação, mas senti que deixou um pouco a desejar, lembro de estar com o velocímetro da Ninja H2R da Kawasaki topado, e mesmo assim a sensação era aquém da esperada. Pelos meus testes de high speed em alguns veículos próprios e emprestados, a sensação se manteve amena, sem propor aquela emoção intensa que a gente espera de algo acima dos 350km/h. Talvez se houvesse um desfoque de movimento mais agressivo ou qualquer outro artifício, visualmente as high speed poderiam ter um impacto maior, já que os controles convencem, considerando a proposta arcade do jogo.

Diversão garantida

Agora devo dizer, mesmo com percalços, conduzir veículos em The Crew Motorfest é diversão garantida. O jogo realmente não decepciona nesse quesito, seu jeito próprio de fazer da condução dos veículos uma fonte de entretenimento é admirável. Você é contagiado pelo ato de conduzir de tal maneira, que quando se dar conta, passaram horas a fio, talvez culpa da galhofa?… sinceramente, pouco importa a razão quando há diversão.

Quem sabe na próxima? – Screenshot: PS5/Joguindie

The Crew Motorfest encontrou o equilíbrio perfeito entre quantidade e qualidade. São centenas de veículos disponíveis para incentivar o colecionismo, atividades para não ficar sem o que fazer e ainda garantir recompensas, itens cosméticos tanto para o seu veículo quanto para o seu personagem, peças a perder de vista para dar aquela tunada nos seus veículos favoritos, partidas online para dezenas de jogadores simultâneos… é coisa que não acaba mais, mas sabe o que é melhor? De qualidade. Sem exageros, Motorfest é um jogo de corrida recheado de atrativos para você se divertir por muito tempo, tanto é que se você pegar a versão mais robusta do jogo, ainda garante um ano de grandes novidades.

Tô jogando no PS5 em modo de performance, inclusive o mais indicado, já que o modo gráfico derruba quadros por segundo, e essa queda compromete significativamente a boa fluidez do jogo. Felizmente não tive qualquer problema de desempenho crítico, somente algumas poucas quedas de quadros ocasionais. Cheguei a presenciar também alguns bugs, mas eram tão bobos que consegui contornar sem ter que fazer nada além de continuar jogando. A minha maior ressalva é que o jogo é reiniciado quando você executa ações simples no console como abrir um aplicativo ou deixá-lo em modo de repouso, então dependendo do quanto você precisa acessar os recursos do console, pode acabar se frustrando com isso.

Uma pausa nas corridas para apreciar esse lindo anoitecer – Screenshot: PS5/Joguindie

Poder trocar e conduzir qualquer veículo a todo momento, pisar no acelerador sem medo de ser feliz, ir de uma ponta para a outra da ilha de O’ahu no Havaí, ou simplesmente parar no meio da estrada para contemplar a paisagem… embora tudo isso pareça meros detalhes, enriquecem a sua conexão com The Crew Motorfest. Você é uma extensão do jogo convidada a participar de toda a sua galhofada, e isso é um baita privilégio, visto o quanto é divertido. Não é todo dia que você pode se transformar em um avião no asfalto e em um carro no ar.

A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Ubisoft, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.



Publicado

em

por