Quando moleque, era inconsequente de bike, adorava sair pelo meu bairro que nem um “fugitivo”, pedalava enfurecidamente, passava por cima de quebra-molas em uma velocidade tão expressiva que meu corpo saltava alto, lembro de descer as ladeiras em uma velocidade que hoje pensando, é engraçado imaginar como sobrevivi inteiro… Começar a jogar Lonely Mountains: Downhill trouxe à tona muitas memórias inusitadas assim…
Lonely Mountains: Downhill é um jogo no qual você é um ciclista apaixonado por montanhas, e como tal, vive da adrenalina. É isso! Você e sua bike, nas montanhas. Que experiência!… Sério, o jogo é de um capricho técnico impressionante. Não faço a menor ideia de como é na vida real a experiência de descer montanhas de bike, mas se Lonely Mountains que tem a alma da coisa no digital, sabe como te deixar excitado com a ideia, o esporte de verdade deve ser uma experiência sem igual.
O jogo é o que é por conta do cuidado técnico que os desenvolvedores tiveram na concepção da física, a bike tem características muito próximas da realidade, mas com notável cuidado para não trazer aspectos próximos demais do realismo, já que a experiência simulada não é o objetivo do jogo, assim despertando um sentimento que o seu cérebro assimila com o de andar de bicicleta na vida real, mas sabe que pode ir além e somente se divertir desenfreadamente.
Em Lonely Mountains: Downhill você é meio que desafiado a dar o seu melhor, independente da queda, esteja pronto para tentar novamente. Apesar de fácil de jogar, é difícil de dominar, as montanhas possuem obstáculos naturais que exigem uma boa coordenação motora, não é somente pedalar, ainda que seja uma opção bem válida, por sinal, é também sobre se entregar para os desafios, e fazer deles energia para pedalar pelo melhor desempenho.
As ações da sua bicicleta são: mover, andar, acelerar e frear. O resto é contigo! Assim como na vida real, não tem segredo andar de bike, se quiser fazer uns negócio diferente é que a coisa muda de figura. As montanhas do jogo tem todos os aparatos necessários para você explorar seu lado radical, tem realmente de tudo um pouco, e de um jeito tão harmonioso… percorrer cada montanha do jogo é incrível, o level design é ajustado às características de cada bioma, e cada um reserva detalhes e desafios únicos.
O desafio mesmo, é para aqueles dispostos a se entregarem para o esporte, Lonely Mountains acabou se tornando um jogo competitivo, então se você quiser de fato investir no seu potencial, vai ter que pedalar fundo, uma galera além de você está todo dia pedalando pelas melhores posições. Os speedrunning desse jogo merecem serem acompanhados, além de divertidos, demonstram o tamanho do potencial competitivo do jogo.
Lonely Mountains: Downhill é uma experiência única, quando você começa a pedalar, não quer mais parar. Você parece ter sido tomado por um espírito de aventura, e simplesmente se entrega para os obstáculos à sua frente. Poucos jogos conseguem alcançar uma excelência técnica como Lonely Mountains, você é completamente envolvido pela experiência proporcionada. Pedalar através de um jogo nunca pareceu uma ideia tão legal.
A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Thunderful Publishing, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.