Star Wars Outlaws é autêntico, repleto de ação e aventura – Review

Star Wars Outlaws é um título elaborado que presta homenagem às suas inspirações, oferecendo uma experiência de ação e aventura divertida para todos, sejam fãs de longa data ou simplesmente aqueles que apreciam um bom jogo.

Tempo de leitura: 10 minutos


Star Wars é uma franquia que dispensa comentários, seu impacto cultural é gigantesco, mesmo quem não conhece, de algum modo, sabe algo sobre. Confesso que não sou dos maiores fãs, repeito todo o seu legado, mas nunca foi algo que me pegou tanto assim. Agora se tratando dos jogos, por alguma razão sempre curti demais, o universo de Star Wars é muito rico, fazendo com que experiências jogáveis, em boas mãos, tenham tudo o que é preciso para serem incríveis.

Star Wars Outlaws é o jogo que não sabíamos que precisávamos, com uma abordagem mais distinta dos outros jogos baseados na franquia de George Lucas. Os fora da lei estão com tudo, e você, assumindo o papel de Kay Vess, deverá seguir pelo caminho do crime para garantir uma boa vida.

O começo – Screenshot: PS5/Joguindie

Kay é uma personagem de personalidade forte, mas não parece tão preparada assim para o submundo criminoso de Star Wars. De início há inocência em algumas das suas atitudes, bem como uma aparente falta de habilidade para atividades criminosas. À medida que a estória do jogo se desenrola, Kay vai se adaptando e, antes que percebamos, ela se torna uma verdadeira fora da lei.

O universo Star Wars

A estória do jogo é original e se passa entre os eventos de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Para quem já conhece o universo, tem aspectos familiares e inspirações do que foi visto em outras obras de Star Wars. Mesmo com pouco conhecimento do universo Star Wars, não me senti perdido, a contextualização feita pelos eventos do jogo e pelo banco de dados esclareceu bem todos os acontecimentos.

Star Wars Outlaws oferece uma narrativa descontraída, focada no espírito de aventura. Kay terá que embarcar em muitas aventuras até conquistar o seu valor como uma fora da lei. Kay não estará sozinha nessa, seu leal companheiro Nix a acompanhará sempre, do início ao fim. Nix é uma adorável criatura, que esbanja carisma, muito empenhado em ajudar Kay em diversas situações. A dinâmica de Kay e Nix é uma das coisas mais legais do jogo, é bonito de ver e funcional, juntos eles botam para quebrar. As habilidades de Nix são muito úteis a todo momento, mas especialmente nos furtivos, portanto é vantajoso utilizá-las ao máximo, e pode ficar despreocupado que ele certamente vai se divertir tanto quanto você.

Kay e Nix – Screenshot: PS5/Joguindie

O mundo de Star Wars Outlaws é aberto, do tipo que estamos bem acostumados graças ao excesso de propostas do tipo feitas pela indústria nos últimos anos, todavia diferente de outros, esse é um tanto mais interessante, apesar de não necessariamente diferenciado. Sabe aqueles mundos vastos repleto de lugares para ir, pouco para fazer, mas ainda sim convidativos pela direção de arte e a estrutura bem elaborada, Star Wars Outlaws aposta em algo próximo disso.

Explorando um mundo vivo

Você se encontrará explorando e desfrutando de cada momento, mesmo sem a promessa de encontrar algo realmente único, simplesmente porque o mundo é bem construído e anseia por ser explorado. Explorar enquanto pilota uma speeder bike é uma experiência incrível, é como se você estivesse conduzindo a icônica motocicleta do universo Star Wars, e o melhor de tudo, dentro do próprio mundo de Star Wars.

Explorar o mundo apenas por explorar pode revelar segredos interessantes, mas o ideal é fazer missões que te levam a cada canto. Star Wars Outlaws oferece uma ampla variedade de missões que te conduzem por diversos locais para resolver questões que, embora geralmente sejam para benefício próprio, às vezes servem a um propósito maior.

De motinha por aí – Screenshot: PS5/Joguindie

Gostei um bocado das missões de Star Wars Outlaws… As principais costumam terem um formato similar mais linear do tipo: “aconteceu algo em tal lugar”, — vá até lá e resolva. Enquanto as secundárias são mais diversificadas, geralmente fazendo você realizar sequências de atividades até conseguir completá-las. Enquanto as missões principais desenvolvem a estória do jogo como é de praxe, as secundárias desenvolvem mais os aspectos da Kay em si. Optei pelo equilíbrio, então fui focando mais nas secundárias para conseguir lidar melhor com as principais. Star Wars Outlaws não é um jogo fácil, tem missões que vão exigir muita atenção sua, garantir boas recompensas provenientes de missões secundárias ajudam um bocado na progressão.

Star Wars Outlaws conta com uma diversificação inteligente de missões, prevenindo a sensação de fadiga mesmo quando você percebe que realizou tarefas semelhantes anteriormente. As vezes você tem que bater a carteira de alguém em condições adversas, outras você tem que se infiltrar em uma fortaleza impenetrável sem ser avistado, trair alguém no meio de algo para o benefício próprio, fazer favores, investigar coisas estranhas, atirar no primeiro que aparecer, invadir sistemas em meio ao fogo cruzado, enfim… é quase certo que haverá algo legal para você fazer.

Unindo forças

Tô precisando melhorar as minhas relações criminosas – Screenshot: PS5/Joguindie

Star Wars Outlaws mergulha nas facções criminosas e nos grupos fora da lei, com a mecânica de reputação por fação sendo um ponto chave para a imersão no jogo. Você é livre para escolher quais fações deseja alcançar uma boa ou má reputação. Cada facção oferece uma gama de benefícios exclusivos que, a meu ver, se alinham com o estilo de jogo que você deseja adotar, de modo que suas recompensas são benefícios que favorecem certos aspectos atrelados ao seu estilo de jogo.

Ao completar missões para uma facção específica, seja apoiando ou opondo-se a ela, você eleva ou reduz sua reputação. Embora outros elementos possam afetar sua reputação, são as missões que mais efetivamente ajustam suas relações com as facções. Escolha as facções que trarão benefícios a curto, médio e longo prazo e divirta-se. Esta mecânica é bem reativa, então não há necessidade de temer uma reputação muito ruim com qualquer facção. Embora o impacto negativo possa complicar a sua vida, não é o fim do mundo. Você ainda pode recuperar a credibilidade com ela quando quiser.

Por meio das facções, é possível obter o apoio de uma força maior, demonstrando assim o seu valor e o poder de sua influência. Afinal, é preferível cultivar aliados a inimigos. Conforme você avança positivamente em reputação em alguma fação, novas possibilidades interessantes ficarão disponíveis para você. Quanto aos avanços negativos, eles farão de você um alvo a ser eliminado, e assim, quaisquer benefícios que a facção desfavorecida poderia oferecer serão negados a você.

Senti que fazia parte de certas facções, enquanto de outras nem tanto, o que é bastante interessante de se observar, pois reflete o quão funcional é essa mecânica. Em alguns momentos, me senti como um verdadeiro membro, caminhando e saindo do território de uma facção que eu tinha boa reputação, se aproveitando ao máximo dos seus benefícios, mas sem se apegar demais, afinal, ninguém sabe o que o amanhã reserva, e uma proposta de outra facção pode surgir, sendo ainda mais atraente. A vida é composta de escolhas, e precisamos lutar pelas que melhor nos define, sempre conscientes de que nem todas serão as melhores.

Mas como é jogar?

Tá tenso – Screenshot: PS5/Joguindie

Em Star Wars Outlaws, você controla Kay em terceira pessoa, a personagem tem movimentação comum baseada em andar, correr e saltar. Quanto aos seus trejeitos, talvez merecessem mais animações, mas ainda são convincentes. Kay também é capaz de fazer algumas acrobacias como escalar lugares, arremessar um cabo em algum galho para escalar, e outras coisinhas que facilitam seu acesso aos lugares mais adversos.

Kay pode descer a porrada nos inimigos e atirar neles com o seu Blaster, ou alguma outra arma coletada de algum inimigo. O armamento individual de Kay é limitado ao seu Blaster, e granadas. Mesmo podendo coletar armamentos deixados pelo inimigo, eles são descartáveis, e não podem ser carregados por Kay. A ideia de ter apenas uma arma tem suas vantagens, como a simplificação dos conceitos em prática. Honestamente, o estilo dos confrontos presentes no jogo não demanda um arsenal complexo, a não ser que você seja o tipo de jogador que prefere um estilo específico de armamento.

Os confrontos em Star Wars Outlaws possuem um estilo semelhante ao das cenas de ação dos filmes, com tiros voando por todos os lados, enquanto você se esquiva e contra-ataca. Confrontar os inimigos de frente é realmente empolgante e divertido, oferece um bom nível de desafio e desperta o entusiasmo de uma grande aventura.

Nem sempre confrontar os inimigos é o melhor caminho, o jogo encoraja fortemente a furtividade. Confrontos diretos geralmente não são recomendados, e evitar esses embates costuma ser a melhor estratégia. A disposição dos inimigos costuma dificultar o confronto direto, incentivando ações furtivas, é nesse momento que Nix se destaca, sendo um valioso aliado para sabotar e desorientar os adversários, possibilitando que Kay lide com cada um deles utilizando os recursos que tem à disposição.

Até aqui tudo certo – Screenshot: PS5/Joguindie

As mecânicas de furtividade envolvem buscar rotas de acesso discretas, mover-se sorrateiramente, manipular sistemas de segurança, neutralizar adversários sem ser detectado, e outras ações similares que permitem alcançar um objetivo sem atrair atenção.

Os inimigos não são dos mais inteligentes, existem falhas na inteligência artificial deles que, se bem exploradas, permitem uma abordagem furtiva eficaz. No entanto, a disposição dos inimigos foi cuidadosamente planejada para compensar essas falhas e assegurar um nível adequado de desafio, especialmente para jogadores ansiosos como eu, que frequentemente são capturados por agirem antes da hora.

Além dos confrontos terrestres, há os combates espaciais com a espaçonave Trailblazer de Kay. As batalhas estelares tem um charme próprio, e embora sejam divertidas, são simplificadas. Talvez um mecanismo de interação mais elaborado com a nave pudesse aumentar a imersão espacial do jogo, no entanto, a nave é utilizada mais como um veículo de apoio à exploração do que como uma arma de guerra propriamente dita.

Em uma galáxia muito, muito distante…

O esplendor – Screenshot: PS5/Joguindie

Embora tenha lido relatos de pessoas enfrentando problemas com o jogo, inclusive aqueles reportados pela equipe de desenvolvimento, encontrei poucos bugs durante minhas sessões de Star Wars Outlaws na versão antecipada para a imprensa, e fiquei surpreso por ter que lidar apenas com falhas menores e facilmente desconsideráveis.

Um aspecto do jogo que me causou bastante frustração foi a perda de todo o progresso ao morrer antes de atingir um específico checkpoint determinado pelo jogo. Sempre que voltava para o último checkpoint, precisava reexplorar as áreas que foram anteriormente visitadas para conquistar os mesmos feitos anteriores novamente. É desgastante quando se está em uma missão desafiadora e precisa retornar várias vezes aos mesmos lugares para pegar novamente algo que você já tinha pego. Não sei dizer se é um bug do jogo, mas sinceramente, parece uma decisão dos desenvolvedores, veremos até o patch de day one.

Perfeito – Screenshot: PS5/Joguindie

Que jogo mais bonito! Embora não seja o mais avançado graficamente, a direção de arte realizou um trabalho excepcional que merece ser apreciado. Amei cada localização do jogo, e os mundos do mesmo são repletos de detalhes visuais caprichados. Explorei bastante o modo fotográfico, que é bastante completo, por sinal, para capturar grandes momentos da minha jogatina. Star Wars é notoriamente conhecido por sua trilha sonora icônica, criada por John Williams. Embora Star Wars Outlaws não tenha a participação do lendário compositor, conseguiram capturar a essência da trilha sonora da obra original, e criar algo único e familiar.

Mesmo não sendo um grande fã de Star Wars, adorei a minha experiência com Star Wars Outlaws, o que por si só mostra o quão acolhedor é o jogo. Star Wars Outlaws é um jogo ambicioso que carrega o nome de uma das franquias mais queridas do mundo, cuja experiência proporcionada é autêntica e repleta de bons momentos divertidos à beça. Se você é um admirador de longa data da obra original, tem grandes chances de apreciar um bocadão Star Wars Outlaws.

A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Ubisoft, desenvolvedora e distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.

Comece a registrar as suas experiências no seu diário de jogatinas.

Leia mais


Publicado

em

por