Há alguns anos atrás, joguei um bocado de Mario + Rabbids Kingdom Battle, na época até escrevi um texto sobre a temática do mesmo… agora chegou o momento de jogar Sparks of Hope, o mais novo jogo desse crossover criado pela Ubisoft tão inusitado que é o Mario + Rabbids.
Mario + Rabbids Sparks of Hope é um jogo objetivo, em poucos minutos de jogatina, logo nos primeiros combates o funcionamento das mecânicas é apresentado. Você aprende a jogar jogando, e quando se dar conta, percebe o quanto o jogo é acessível. Kingdom Battle já era um jogo acessível, mas Sparks of Hope é surpreendentemente mais. Uma das coisas que me incomodam em jogos do gênero é o ritmo lento, e mesmo sendo um amante desse tipo de jogo, sou um tanto ansioso, movimentação de personagens costumam ser limitadas, Sparks of Hope abandonou a linearidade por algo mais livre. Se antes você precisava fazer um traçado para se movimentar dento dos limites, agora você simplesmente caminha, parece uma mudança simples, mas acrescenta um dinamismo incrível para os combates.
Mas afinal, o que estamos fazendo no jogo?… Combatendo as forças da escuridão que mais uma vez comprometem a paz dos nossos amigos do reino do cogumelo. É aquele velho conceito de historinha que amamos acompanhar nos jogos do Mario, porém aqui há mais substancialidade.
Cinco diferentes planetas foram infectados pela escuridão, e você como “comandante” da inusitada equipe de personagens conhecidos dos jogos do Mario e suas versões Rabbids tem como principal missão restaurar o caminho da luz limpando toda escuridão de cada um dos planetas. Essa missão não vai ser nada fácil, o fator estratégico da coisa é colocado a prova a cada combate.
Os combates funcionam da seguinte forma: sua equipe de geralmente três personagens é colocada em campo para lidar com seu objetivo, o mais comum é derrotar todos os inimigos. Então você deve conduzir sua equipe para a vitória através de movimentações e ataques previamente planejados.
Um dos primeiros pontos a ser avaliado quando em campo é o funcionamento dos inimigos, assim você determina quais estratégicas terão mais efetividade durante o combate. Há uma boa quantidade de personagens jogáveis disponíveis para você incluir na sua equipe, portanto a partir do momento que você entende seus inimigos, consequentemente entende quais personagens colocar em campo.
Cada personagem do jogo tem suas próprias características, e isso proporciona uma diversidade de estratégias interessantes, dando aos combates muitas possibilidades. Em um exemplo de estratégia baseada no meu estilo de jogo, geralmente quando enfrento inimigos bem resistentes, mas de ataques razoáveis, acrescento na minha equipe a princesa Peach ao invés da Rabbid Peach, a Peach consegue defender a minha equipe com suas técnicas protetoras e ainda sim atacar de forma razoavelmente agressiva, tornando o confronto com esse tipo de inimigo menos cansativo, enquanto a Rabbid Peach seria uma escolha que deixaria o combate mais lento devido ao seu foco em técnicas de cura, uma técnica que se mostrou mais efetiva quando enfrento inimigos mais agressivos e menos resistentes.
Os personagens são equilibrados contra a maioria dos inimigos, mesmo em combinações de equipe de sinergia duvidosa, ainda é possível vencer combates que poderiam ser facilmente resolvidos com a “equipe perfeita”. Meu exemplo anterior é um pouco sobre como eu lido com determinados desafios, mas você é realmente livre para lidar com os desafios do jogo escolhendo seus personagens favoritos, eu mesmo não abro mão do Luigi nunca, seu estilo de combate a distância tem se mostrado efetivo na maioria das vezes, fora aquele apego mais pessoal que eu tenho pelo personagem.
A estratégia exigida em cada combate coloca você em constante espreitamento contra quaisquer tipos de movimentos inimigos. Boa parte do divertimento proporcionado por Mario + Rabbids Sparks of Hope está justamente no desenrolar dos combates. A cada combate, de algum modo você é estimulado a pensar em maneiras inteligentes de lidar com o cercar dos inimigos. A inteligência artificial dos inimigos não dar colher de chá, se você vacilar com ela, não vai durar muito, vai por mim. Estar sempre atento ao seu posicionamento em campo é de suma importância para garantir a sua sobrevivência, a IA do jogo é sagaz o suficiente para entender quando um dos seus personagens é um alvo fácil.
Como todo bom jogo de estratégia, os personagens possuem habilidades gerenciáveis através da sua própria árvore de habilidades, porém assim como no primeiro jogo, a mesma continua conservadora. Quando você mexe na árvore de habilidades do seu personagem o reflexo da mudança é perceptível nos combates devido o melhor aproveitamento de características comuns do personagem que foram afetadas pelas melhorias, mas na maioria das vezes é tão sútil que deixa o questionamento se de fato faz sentido gerenciar tais habilidades de maneira progressiva através do conceito de troca de pontos de habilidade. Talvez se as habilidades fossem simplesmente distribuídas automaticamente a cada virada de nível dos personagens, ao invés de utilizar uma árvore de habilidades que mais parece uma característica de controle de progressão… Como se não bastasse, a árvore de habilidades de todos os personagens é muito parecida, tornando a tarefa de gerenciamento pouco empolgante.
Uma das grandes novidades de Mario + Rabbids Sparks of Hope é a introdução dos Sparks, criaturinhas especiais em formato de estrela que podem ser entrelaçadas aos personagens. Os Sparks expandem as possibilidades em combate possibilitando que os personagens tenham acesso a poderes dos mais variados, desde de elementais até os mais específicos. São poucos os combate em que a utilização de algum spark não se faça necessária, os mesmos são fundamentais para equilibrar alguns pontos de dificuldade mais complexos de lidar ao decorrer do jogo, e o melhor, seus poderes não deixam de ser equilibrados, justamente para evitar que a dificuldade do jogo seja comprometida, afinal é fundamental todo esse equilíbrio para o desenrolar de um bom jogo de estratégia.
Embora na maior parte do tempo Mario + Rabbids Sparks of Hope seja um jogo de estratégia, existe uma boa porcentagem do tempo de jogo focada na exploração. Sabe os planetas? Cada um deles é recheado de coisas para fazer. O jogo tem incentivos como: lugares contemplativos, puzzles, mini games, coletáveis, descobertas… é um prato cheio para quem adora explorar. Sparks of Hope é um desses poucos jogos que me despertam o desejo de completar 100%. Tentar alcançar o 100% de cada planeta é uma tarefa bastante divertida e recompensadora.
É incrível o quanto os envolvidos no desenvolvimento de Mario + Rabbids Sparks of Hope se atentaram aos mínimos detalhes, tudo parece ter sido muito bem pensado, começando pela interface do usuário, que agora tem um aspecto mais moderno e intuitivo, a parte gráfica do jogo tá simplesmente impecável, seguindo a linha visual dos últimos jogos do Mario e Rabbids. Quanto aos sons, cumprem o seu papel, já a trilha sonora… essa é uma delícia de ouvir, não escondendo suas muitas referências.
Gosto do quanto Mario + Rabbids Sparks of Hope consegue ser um jogo de estratégia comprometido com a diversão. O jogo ganhou meu coração desde o primeiro minuto de jogatina, é do tipo que te transporta rapidamente, e quando você se dar conta, já se passaram incontáveis horas. Poucos jogos propõe tamanho engajamento, mesmo quando alguns combates ou aspectos de exploração começam a deixar a peteca cair, você ainda é surpreendido pela agilidade e constância em que o jogo consegue se renovar durante a sua progressão. Quando você para de jogar, quer jogar mais logo em seguida, é divertido assim.
A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Ubisoft, desenvolvedora e distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.