Hi-Fi RUSH sincroniza você ao ritmo da música

Hi-Fi RUSH é um jogo sobre ritmo e música que sincroniza você de um jeito especial aos eventos rítmicos do seu mundo. O jogo é recheado de ação da melhor qualidade e seu volume de diversão não baixa nem por um segundo.

Tempo de leitura: 3 minutos


Um dos maiores compromissos dos vídeo games na minha opinião é com a diversão, jogos que acabam fugindo desse compromisso não estão de fato querendo ser vídeo game. Hi-Fi RUSH é como um jogo tem que ser: divertido. Todavia diferente de muitos jogos que entregam momentos divertidos, Hi-Fi RUSH entrega uma experiência inteira divertida, e é aí que talvez entre o poder da música.

Quando penso sobre o desenvolvimento de Hi-Fi RUSH, em como seus desenvolvedores produziram esse jogo, vem na minha cabeça uma galera barulhenta, amante do batuque, inquieta, daquelas que usam tudo ao seu redor como instrumento musical… enfim, uma galera muito da animada. Encontrei pouco material que compartilha a rotina da desenvolvedora Tango Gameworks que comprovem a minha teoria sobre seus desenvolvedores, mas uma coisa é certa, eles estavam realmente se divertindo um bocado.

Enquanto isso… no escritório da Tango Gameworks… – Foto: Publicação/Aroged

Hi-Fi RUSH é um jogo sobre ritmo e música em que você não precisa necessariamente bater no mesmo ritmo da música do jogo, mas se assim fizer, o jogo vai sincronizar você de um jeito especial aos eventos do seu mundo. Hi-Fi RUSH constrói uma ligação verdadeira contigo, é um negócio mágico, que quando você se dar conta, percebe seu corpo se mexendo com o ritmo do jogo.

No jogo você é Chai, um aspirante a estrela da música cuja autoestima está no volume máximo. Chai é o típico engraçadinho, porém ciente da situação que se encontra, e preparado para qualquer coisa que cruzar o seu caminho. No papel de Chai, você deve simplesmente bater nos inimigos com sua inusitada guitarra. Simples, não? Não. Sabe o ritmo? Ele é o grande palco da coisa toda, e ainda que você seja livre para jogar da sua maneira, deixando de lado o ritmo, sem ele, você perde a dança, que é a alma do jogo.

Hi-Fi RUSH tem um jeito todo particular de fazer você se sentir parte das batidas, cada ritmo acertado, um som próprio é lançado, confirmando seu sincronismo com a música do jogo. A batida é verdadeiramente sentida, e você se envolve com ela. A música tem esse poder, e Hi-Fi RUSH sabe tão bem disso que usa e abusa do que há de melhor dela.

Entrar no ritmo da música através das diversas possibilidades de combos é um negócio divertido à beça, simplesmente apertar os botões dentro do timing perfeito faz você se contagiar pela música ao ponto de ficar completamente imerso pelo ritmo. O dito “jogar bonito” nunca fez tanto sentido para mim como nesse jogo, pois é acertando o timing das coisas que você vai sendo recompensado de fato, as vezes em doses baixas ou altas.

A gente arrasa no som! – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Se ação não falta, diversão então… nem preciso dizer mais. Hi-Fi RUSH é daqueles jogos de guardar no coração de tão bom. Estou jogando em doses homeopáticas, apreciando cada coisinha, seja explorando ou colecionando.

Estou jogando o jogo no meu Steam Deck, e a experiência está impecável. Optei pela versão em português, devido o excelente trabalho de dublagem nacional, recomendo demais. Quanto ao meu desenrolar no jogo, assim que chegar ao fim, volto para contar para vocês.

Agora deixa eu voltar, que tem muita batida para sincronizar! – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

A cópia do jogo que possibilitou essa experiência foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Bethesda, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.

Leia mais


Publicado

em

por