HELLDIVERS 2 é garantia de diversão online com amigos – Review

HELLDIVERS 2 é um dos jogos mais divertido que você pode jogar online atualmente. Pela liberdade, paz e democracia, aliste-se aos Helldivers.

Tempo de leitura: 5 minutos


O primeiro HELLDIVERS, lançado no começo de 2015, é a definição de pura diversão entre amigo, quando o HELLDIVERS 2 foi anunciado, não consegui mais tirar o jogo do meu radar, afinal, um dos jogos online de PS4 mais divertido para mim finalmente está de volta, agora completamente renovado, para PS5 e PC com direito a crossplay.

HELLDIVERS 2 provavelmente é o que quem jogou o primeiro HELLDIVERS deve ter imaginado em algum momento, lembro de algumas vezes ficar imaginando como seria o jogo se ele fosse em terceira pessoa e/ou primeira pessoa convencional ao invés de isométrico. A Arrowhead Game Studios, desenvolvedora do jogo, tornou sonhos em realidade, HELLDIVERS 2 é como se fosse o jogo que eles sempre quiseram fazer, mas devido a experiência da época, não conseguiram.

Diversão de sofá, só que online

Os tempos de diversão de sofá já não são mais os mesmos, atualmente a gente acaba precisando se render para as experiências online caso queira jogar com amigos. Quando o primeiro HELLDIVERS lançou, jogar no sofá ainda era uma opção mais natural, tanto que na época conseguia reunir muitos amigos no mesmo ambiente só para jogar HELLDIVERS. Os tempos mudaram, e com ele as jogatinas entre amigos… HELLDIVERS 2 é um pouco sobre isso para mim, independente de onde o seu amigo esteja, a experiência proposta pelo jogo ainda é feita para remeter a de sofá.

O jogo é um deleite, inspirado em aspectos fictícios militares no espaço, personalidade exalante, e um senso colaborativo digno de salva de palmas. Você é um Helldiver, e como tal, deve proteger a Superterra lutando contra criaturas alienígenas pela liberdade, paz e democracia.

Treinamento para se tornar um Helldiver – Screenshot: PS5/Joguindie

A vida de um Helldiver

Depois de uma seção de treinamento bem divertida, você é extraído para a sua nave, e dar início a sua vida como Helldiver. O jogo não inova no que diz respeito a jogabilidade em terceira pessoa, então é o que estamos acostumados de outros jogos do tipo, porém a sacada é como essa jogabilidade se comporta em campo.

A dinâmica de HELLDIVERS 2 é basicamente: pegar uma missão, cumprir seus objetivos, receber suas recompensas, e melhorar suas estratégias, armamentos e nave. Embora pareça simples, fazer isso requer muita dedicação, afinal todos os planetas estão amarrotados de criaturas amedrontadoras. Para lidar com os diversos problemas dos planetas, será necessário montar uma equipe, apesar de ser possível encarar o desafio sozinho, o brilho do jogo está justamente nesse aspecto cooperativo. Depois que estiver com a sua squad formada, em campo você e seus amigos poderão chamar estratégias, algo próximo de power-ups, e assim melhorar sua ofensiva e defensiva dependendo das escolhas, através de armamentos e apetrechos diversos, previamente escolhidos antes de descer da nave. Não entrarei em detalhes sobre as possibilidades, mas adianto que há várias delas, escolha aquelas que melhor definem o seu estilo de jogo, e é isso.

Tô chegando, amigos! – Screenshot: PS5/Joguindie

Pela liberdade, paz e democracia!

Em campo, seja o que Deus quiser. Você está em um planeta hostil, e a sua permanência nele depende do quão preparado você está para o que te espera. É fogo neles (criaturas, e as vezes amigos)! Você e seus amigos estão juntos nessa para garantir a liberdade, paz e democracia, lembra? A inteligência artificial das criaturas é feita para massacrá-lo a todo custo, não adiantar tentar se esconder.

Jogos como HELLDIVERS 2 requerem uma IA muito bem programada, já que é algo determinante para a experiência. Felizmente a IA de HELLDIVERS 2 é caprichada, as criaturas sabem como acabar com você, e mesmo depois de enfrentá-las diversas vezes, entender como lidar com elas, ainda é desafiador. Alguns aspectos da IA demonstram alguns detalhes que podem melhorar, como a capacidade de distinguir alvos que representam mais risco, desvio melhor durante ataques em massa, e outras coisas que podem transformar as criaturas realmente em um organismo vivo.

Durante a jogatina suas habilidades de sobrevivência são colocadas à prova, o caos está plantado, e falhas podem custar caro para a equipe. HELLDIVERS 2 é daqueles jogos que você vai entrar em uma missão, e não terá muito espaço para fazer tudo o que almeja devido as muitas variáveis contra você, e muitas das vezes tentar focar em funções específicas que favoreçam a dinâmica da sua equipe é o melhor caminho a seguir.

Um dia daqueles – Screenshot: PS5/Joguindie

Orgulho de ser um Helldiver

Jogar HELLDIVERS 2 é esquecer do mundo externo, e mergulhar em uma vida fictícia na qual você luta pela liberdade, paz e democracia. Cada missão é um show à parte, no melhor estilo cinematográfico da coisa, você fica realmente envolvido com toda a frenesi acontecendo diante dos seus olhos. Não me canso de parar por uns segundos enquanto tudo se explode, apenas para guardar na memória essa imagem caótica e empolgante.

Não sou a pessoa mais entendedora de jogos online, mas HELLDIVERS 2 para mim é uma das melhores experiências online que eu já tive a oportunidade de jogar. O jogo é mais focado na diversão de quem joga do que em qualquer outra coisa, você simplesmente abre o jogo e se diverte, algo que na minha percepção muitos jogos online da atualidade esqueceram como isso realmente deve ser feito.

Infelizmente nem tudo são flores, HELLDIVERS 2 encontra-se em um momento crítico no que diz respeito a estabilidade do jogo e servidores. Durante as minhas jogatinas percebi diversos bugs onde bichos simplesmente voavam pelo mapa, personagens descaracterizados, fechamentos repentinos, informações de progressão zeradas, e outros… mas o pior está por vir! Os servidores do jogo estão sobrecarregados e o simples ato de conseguir entrar no jogo tem sido um desafio e tanto. A Arrowhead Game Studios aparentemente está trabalhando incansavelmente, então a expectativa é de que ao decorrer dos próximos dias o jogo alcance um nível de estabilidade aceitável.

Não estamos sozinhos no universo – Screenshot: PS5/Joguindie

No que diz respeito a parte visual e sonora, HELLDIVERS 2 faz escola, e são esses mesmos aspectos técnicos que transportam você para a realidade que os desenvolvedores criaram, fazendo você se senti como parte daquilo tudo, é incrível, de verdade.

Mais uma vez a Arrowhead Game Studios produziu um título que para mim, é a definição perfeita de vídeo game. HELLDIVERS 2 é um jogo para você reunir os seus amigos, e se divertir. Estou orgulhoso de ser um Helldiver, e você?

Leia mais


Publicado

em

por