Eis que a Morte surtou por um momento, e seus subordinados começaram a se rebelar contra ela, fazendo da corporação Morte um mar de caos. Have a Nice Death é um jogo sobre a morte que abrange todos os seus aspectos através do fundamento de um “roguelike”, um gênero conhecido justamente pela eminencia de morte, dessa forma construindo uma temática criativa ligada a sua proposta principal.
As coisas não estão muito boas na corporação Morte, e o único ser capaz de colocar a casa em ordem é a própria Morte. Em Have a Nice Death você encarna na Morte para lutar contra todos aqueles que se opõem contra sua inevitável morte.
O jogo funciona de um jeito convencional de jogos de plataforma 2D, então você é colocado em um cenário no qual percorre através de rolagem lateral até seu canal de saída. Por se tratar de um “roguelike”, Have a Nice Death diversifica sua experiência a cada tentativa, então as mudanças ocorrem dentro de diversos aspectos da sua estrutura base. Os cenários tem algumas variações, armas, poderes e tudo o mais, fazendo de cada uma das suas investidas em algo único. Quem está familiarizado com o gênero, sabe exatamente como funciona.
Mas onde Have I Nice Death brilha? Além da sua temática, incrivelmente criativa, o jogo tem uma jogabilidade rápida pouco explorada em outros jogos do gênero. É como se você estivesse jogando um “hack and slash” da vida… o imediatismo que existe nas investidas contra inimigos é algo cuidadosamente executado em Have a Nice Death. Quando você está enfrentando os mais diversos tipos de inimigos, a sensação é de satisfação. É realmente satisfatório sair descendo a foice em quem tiver pela frente. A escolha da foice como arma principal foi um sacada, além de temática, muito funcional, e não só isso, a foice tem suas várias faces exploradas no jogo como novas armas.
Sobre o desenrolar das sessões de jogo, os inimigos em sua maioria, não são moleza, você vai ter que entender sobre cada um deles e se proteger de acordo com o macro de cada um. A vida da personagem Morte é frágil, sabe aquela frase: “Para morrer, basta estar vivo”, em Have a Nice Death faz todo sentido. Vida não é algo fácil, imagine para a Morte, se você não preservar ao máximo sua barra de vida de maneira equilibrada, seu desfecho será… a Morte.
Ao decorrer do seu progresso pelos andares (ou fases), você vai encontrar de tudo, mas nada em excesso, se você tiver seu estilo de jogo bem definido, vai conseguir tirar um bom proveito das possibilidades. Entre as descobertas, tem vida extra, armas, melhorias, maldições (power-ups), e outras mais. As maldições, por exemplo, são importantes para moldar características da Morte, há várias maldições e todas alteram de algum modo (geralmente positivo) sua sessão de jogo.
Quando você morre em Have a Nice Death, retorna para a corporação, seu lugar de “descanso”. Ao caminhar pela corporação, encontrará seus setores e funcionários encarregados. Os funcionários adoram conversar, e cada diálogo costuma ser divertido de acompanhar, aliás vale ressaltar que o humor empregado no jogo tira o peso da morte. Os funcionários gostam de jogar uma conversa fora, mas tão ali trabalhando, alguns deles tem responsabilidades que podem te beneficiar de algum modo em novas sessões de jogo. Considere explorar a corporação sempre que possível, há desbloqueáveis que só ocorrem quando você participa do dia a dia da corporação.
Apesar de existir uma quantidade expressiva de coisas novas renovando cada sessão de jogatina, alguns momentos ainda vão parecer mais do mesmo, e isso incomoda um pouco, porém muitas vezes você é fisgado pelo clássico: “só mais uma partidinha”, e acaba continuando a jogatina, afinal, Have a Nice Death é divertido de jogar, quando você começa a dominar a variedade de possibilidades então… vai jogar até que a morte te separe.
Have a Nice Death é o tipo de jogo que vai te conquistando pelo dinamismo, conforme você fica mais habilidoso, mais consegue expandir suas sessões de jogatina para algo cada vez mais empolgante. Morrer é um processo natural, e aqui você sempre pode tentar novamente.
A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Gearbox Publishing, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.