Durante boa parte da minha vida joguei meus jogos no PC, todavia com o tempo passei a jogar exclusivamente nos consoles, então deixei de lado configurações de computador apropriadas para jogos, e direcionei meu dinheiro para consoles.
O PC não é a minha plataforma de vídeo game favorita, e provavelmente nunca será, para mim a experiência com teclado e mouse só é interessante em jogos muito específicos, e mesmo podendo utilizar um controle no PC, o mesmo não proporciona os mesmos comodismos de um console.
Embora não seja muito fã de jogar no PC, ocasionalmente quero jogar algo pensado para o PC, mas sem abrir mão da mobilidade. Ao optar pela aquisição de um laptop Alienware M16 R2, pensei nas possibilidades, e como a principal delas era justamente jogar, acredito ter feito a escolha apropriada.
O Alienware M16 R2 é o tipo de laptop que sempre desejei, lembro de namorar um bocado os modelos mais antigos quando mais novo, na época não eram acessíveis para mim, coisas da vida… O M16 R2 tem uma configuração de hardware incrível encapsulada por sua personalidade distinta. No que diz respeito aos jogos, esse laptop é capaz de rodar praticamente tudo que existe até agora em configurações confortáveis, e isso é fantástico. A placa de vídeo responsável pelos satisfatórios resultados em games é a NVIDIA GeForce RTX 4070 (versão de laptop de 8GB GDDR6).
A NVIDIA GeForce RTX 4070 conta com todas as melhorias da arquitetura NVIDIA Ada Lovelace, o que significa uma série de novidades, especialmente em eficiência energética, algo importante em laptops. Na prática a 4070 é uma placa de vídeo que não tem deixado a desejar em nada, embora não tenha testado grandes referências em benchmarks gráficos como o Cyberpunk 2077 e Alan Wake 2, joguei um bocado de Red Dead Redemption 2 em configuração Ultra com estável taxa de quadros na maior parte do tempo, um feito e tanto, considerando o quanto esse jogo é exigente em configurações gráficas elevadas, evidenciando na prática o poder da versão de laptop da 4070.
O M16 R2 é “pau para toda a obra”, capaz de lidar bem com tarefas exigentes, como jogar games, editar vídeos e desenvolver softwares. Nas últimas semanas explorei um bocado do meu apelidado Jand Alien, e foi uma experiência sem aspectos negativos que justifiquem um aprofundamento da minha parte, pelo menos por enquanto.
Agora, sinto-me reintegrado ao universo do PC e a tudo que ele oferece. Nos últimos quatro anos, meu único computador pessoal foi um MacBook, e ele não era nem um pouco interessante para jogos, limitando a minha experiência com jogos de PC ao Steam Deck.
É bom estar de volta ao PC, uma plataforma extremamente versátil para jogos, ainda mais com todo o suporte de um Alienware M16 R2, um laptop verdadeiramente poderoso, e ainda por cima glamouroso.
O M16 R2 adquirido tem as seguintes especificações técnicas: Intel® Core™ Ultra 9 185H (16-core, cache de 24MB, até 5.10 GHz P-Core), NVIDIA® GeForce® RTX™ 4070, 8GB GDDR6, QHD+ de 16″ (2560 x 1600), 240Hz, 3ms, ComfortView Plus, NVIDIA G-SYNC, 100% sRGB, e 32GB DDR5 (2x16GB) 5600MT/s