Tinykin é um criativo e diferenciado jogo de plataforma em 3D – Review

Tinykin é um jogo de plataforma em 3D que esbanja criatividade, propõe jogabilidade fluída e divertida.

Tempo de leitura: 4 minutos


Imagine se você fosse tão pequeno quanto uma formiga inconveniente perambulando pela a sua cozinha?… Tinykin aposta na ideia de seres pequenos em lugares comuns da sua casa. No jogo você é Milo, um carismático carinha que ao cair na terra, ficou pequenino, e agora precisa reunir umas bugigangas para retornar ao seu planeta natal.

Tinykin é um jogo um tanto ousado na sua proposta, embora conservador quanto a mesma. O conceito é o mesmo da maioria dos jogos de plataforma em 3D, portanto você vai explorar os cenários, resolver alguns problemas, coletar coisas, e etc. Através das Tinykin você é capaz de interagir com o cenário e seus obstáculos de maneiras peculiares.

Um pequenino na imensidão – Screenshot: Xbox Series S/Joguindie

As Tinykin são criaturinhas coloridas e fofinhas, e cada tipo delas conta com uma habilidade especial que pode ser: força (rosa), explosiva (vermelha), “escadaria” (verde), elétrica (azul) e ponte (amarela). As habilidades em si são bem interessantes, mas sua utilização é um tanto automatizada, você não precisa pensar em como utilizá-las, existe algo que só pode ser feito com elas, bastando apontar as Tinykin para onde você precisa das suas habilidades para que automaticamente as Tinykin resolvam o suposto problema.

Imagine que você precise carregar algo pesado, desde que seja um item interativo, basta mirar nele que as Tinykin Rosa serão automaticamente direcionadas para fazer isso. O desafio está mais na quantidade de Tinykins para que uma ação possa acontecer, então para o exemplo mencionado anteriormente, poderíamos supor que sejam necessárias 25 Tinykin Rosa para mover tal item.

O trabalho duro ficou com as Tinykin Rosa – Screenshot: Xbox Series S/Joguindie

As Tinykin são muito legais, há toda uma satisfação em utilizá-las, mas na prática não exigem de você. Sinceramente, não vejo como um problema, mas como um ponto que tinha potencial para algo mais estratégico.

A jogabilidade é um deleite. Milo é um personagem suave de controlar, ainda mais se você utilizar com frequência a sua bolha para flutuar, e sabonete para deslizar. Gosto de ficar brincando pelos cenários, Milo se mostrou muito preparado para cada aspecto proposto. Quanto as Tinykin, complementam a jogabilidade como mecanismo de apoio.

Concepção de um dos cenários do jogo com objetos reais – Screenshot: Xbox Series S/Joguindie

Como os cenários do jogo são baseados em lugares comuns de uma casa, você sente que está explorando um lugar familiar devido a essas características realísticas. É notável em cada aspecto dos cenários de Tinykin a criatividade dos desenvolvedores, tanto que provavelmente a primeira coisa que você vai querer fazer ao entrar em um cenário será explorar cada cantinho.

Explorar é o que há! Tinykin clama pela exploração, e propõe através dos seus incontáveis coletáveis um bom motivo para isso. Gostei tanto de explorar os cenário de Tinykin que permaneci por muito tempo em cada cenário do jogo explorando cada canto para alcançar os 100% de tudo que é possível coletar.

Transportando o ursinho Teddy depois do banho – Screenshot: Xbox Series S/Joguindie

O mundo de Tinykin é surpreendentemente vivo, seus habitantes tem muita coisa para compartilhar, tanto que é raro alguém não ter algo para falar. Além de interessante conhecer o background e camadas dos habitantes, também é bem divertido, lembro de ajudar um casal chamado Rose e Jack, cuja estória é claramente inspirada em Titanic, quando percebi o quadro com o desenho de Rose, cai na gargalhada.

Apesar de Tinykin ser um jogo acessível até demais, e também breve, tais características de certa forma acabam contribuindo para uma experiência que flui melhor com a sua proposta, inclusive tornando a exploração mais convidativa. Menos é mais, nessa caso.

Rumo ao topo com ajuda das Tinykin Verde – Screenshot: Xbox Series S/Joguindie

Tinykin é um jogo criativo que apesar de pecar na execução de algumas boas ideias, não faz feio e entrega muita diversão. Seu carisma, criatividade, e jogabilidade fluída são dignos de ênfase. Qualquer um vai se divertir jogando Tinykin, especialmente os amantes do gênero plataforma em 3D.

A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da tinyBuild, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.


Publicado

em

por