Jogos como Promenade não existem para reinventar a roda, mas fazer ela girar com mais velocidade. Promenade é desses jogos que você começar a jogar, e não ver a hora passar. Você gosta de brincar? Espero que sim, Promenade propõe entretenimento baseado em brincadeiras, e jogá-lo é como passear estupefato por um parquinho.
Em um primeiro momento Promenade ganha o seu coração pela direção de arte vibrante, em seguida pela mecânica, que apesar de não ser algo inovador, encaixa como uma peça fundamental de quebra cabeça na proposta do jogo. No jogo você controla Nemo, um carinha adorável que após ser salvo por um polvo, parte em uma aventura. Alguém está sabotando o grande elevador, um elevador capaz de transportá-lo para os mais inusitados lugares. Agora é contigo!
Com a ajuda do seu amigo polvo, Nemo consegue agarrar coisas ao arremessá-lo, e assim utilizar o objeto agarrado para dar um salto maior, além de também conseguir se pendurar em ganchos. Os cenários do jogo são feitos para que a parceria entre Nemo e o seu amigo seja constante, então muitos lugares só podem ser acessados com a interação dos dois.
Embora as mecânicas do jogo sejam simples, dominá-las é uma tarefa complicada, requer prática até que a sua memória muscular acostume-se com algumas sequências de comandos. Quando era necessário fazer mais de um comando por vez, fiquei meio confuso, além de agarrar, logo em seguida, precisava soltar o objeto de maneira que pudesse saltar com a sua ajuda, por mais simples que pareça, isso deu um nó na minha cabeça em alguns trechos do jogo. Reconheço as minhas limitações de habilidade para alguns desafios que exigem comandos sequenciais, mas o jogo peca um pouco na resposta aos comandos, houve momentos em que mesmo dominando os mesmos, algumas coisas saíam fora do eixo pelo tempo ou embaraço da resposta do jogo ao que foi pedido.
Promenade se vende como um jogo inspirado nos clássicos de plataforma em 3D, e sim, ele é mesmo. É perceptível que os desenvolvedores foram influenciado por jogos conhecidos do gênero, especialmente no formato dos cenários, cada um reserva uma quantidade generosa de coisas para resolver em troca de engrenagens, peças fundamentais para o funcionamento do elevador, e colecionismo, afinal, Promenade também é um collectathon.
Algo comumente em jogos desse tipo é a sua estrutura linear, em Promenade essa estrutura permeia por toda a sua jornada. Você vai explorar, resolver desafios, coletar coisas e avança. É uma estrutura funcional e divertidíssima até os dias de hoje, e os clássicos do gênero são a maior prova disso. Promenade soube se beneficiar dessa estrutura muito bem, seus cenários são caprichados em fatores de descoberta, desafios a serem resolvidos com direito a recompensas, e ao final, aquele empurrão para que você continue avançando no jogo.
Sabe quando comparei a experiência de jogar Promenade a de brincar? Falei isso porque esse jogo é repleto de atividades que remetem a brincadeiras, por exemplo, acertar cestas de basquete, pular sem errar em uma sequência de cores, ajudar um camponês a encontrar suas galinhas, pintar quadros, jogar minigames, e muitas outras atividades tão legais quanto. Quando começo a jogar Promenade, pulo de cabeça sem medo de se afogar, pois sei que algo legal vai me puxar para cima.
Como você deve ter percebido, Promenade é muito lindo, isso é um fato, mas as cores contrastantes demais as vezes causam confusão quanto ao que pode ou não ser interagido nos cenários. Além disso, também é uma experiência visual cansativa para aqueles que como eu, tem a visão um pouco mais sensível. Gosto da decisão artística do jogo, e acho que funciona bem, mas é importante salientar o seu preço. Quanto a parte sonora, cumpre o seu papel, mas não acho não evoca o sentimento do que está acontecendo em tela.
Promenade é um passeio repleto de atividades, detalhes de encher os olhos, e momentos de pura diversão. É começar a jogar, e perder a hora de ir se deitar.
A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Red Art Games, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.