PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC é o “clássico” plataforma 3D gostoso de jogar – Review

PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC é um charmoso jogo de plataforma 3D que brilha pelo seu design de fases acertado, desafios de exploração recompensadores e uma boa quantidade de coletáveis.


Quando alguém fala “Pac-Man”, a sua cabeça não vai direto para um jogo de plataforma 3D. O que vem à mente é o labirinto escuro, o “waka-waka” incessante e a fuga desesperada dos fantasmas coloridos. Um clássico, diga-se de passagem.

A volta da série World com o primeiro PAC-MAN WORLD Re-PAC (lá de 2022) talvez tenha sido uma aposta, que pelo visto, foi acertada. Infelizmente deixei o primeiro jogo passar batido, mas espero jogá-lo em algum momento. Amigos da comunidade dizem que é um ótimo remake, e eu acredito, pois PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC parece ter resgatado os acertos do primeiro. Decidi pular direto para esta sequência sem ter jogado o original de 20 anos atrás e sem ter jogado o primeiro remake, simplesmente porque é o tipo de jogo que eu gosto de jogar, e que aparentemente seria uma experiencia bem divertida, o que adianto que se provou uma boa decisão.

Sabe os fantasmas? Então… eles roubam as Frutas de Ouro da Vila Pac, o que acaba libertando um rei fantasma malvadão chamado Spooky. Adivinha quem tem que arrumar a bagunça?… O jogo te joga numa aventura pela PAC-LAND para recuperar as frutas e prender o vilão. É simples, é direto e funciona para dar um senso de jornada.

A jogabilidade é o que estamos familiarizados do gênero de plataforma 3D. O Pac-Man corre, dá pulo duplo e usa o “bundão” (o Butt Bounce), que é sua principal arma. É com o “bundão” que você derrota a maioria dos inimigos, esmaga caixas e ativa interruptores. Mas o pulo dele tem uma “sacada”, o Flutter Kick. Depois do pulo duplo, você pode apertar o botão de pulo de novo para o Pac-Man planar no ar por um segundo, tipo o Yoshi, sabe… Isso é essencial. Não é para ganhar altura, mas para controlar sua descida e esticar a distância do pulo. Você vai usar isso bastante para corrigir saltos que pareciam perdidos.

De boas, caminhando por aí… – Screenshot: Nintendo Switch/Bandai Namco

Quanto as fases, talvez esperasse mais linearidade, mas WORLD 2 Re-PAC até que é bem aberto dentro da sua propósta. Apesar do caminho das fases ser linear, cada fase propõe seus próprio incentivos, como seus aspectos visuais encantadores, desafios próprios criativos, e seus coletáveis.

Cada fase tem uma identidade visual única e encantadora, e ela usa isso para te propor desafios próprios. O jogo está sempre te mostrando um coletável brilhando lá no alto, ou uma plataforma que parece inalcançável. É sem dúvidas um design instigante, especialmente alguns colecionáveis que servem como desculpa perfeita para você explorar cada canto, testar seus pulos e descobrir como chegar naquele lugar secreto.

O close-up perfeito da pirueta – Screenshot: Nintendo Switch/Bandai Namco

Visualmente, o WORLD 2 Re-PAC é um capricho. É um visual meio “desenho animado” da melhor qualidade: tudo é muito limpo, vibrante e com cores saturadas. Os cenários, como as montanhas de gelo ou as florestas, são bonitos e charmosos, com uma iluminação bem posicionada. A trilha sonora é exatamente o que se espera de um bom plataforma 3D clássico: pura nostalgia repaginada. Ela acerta em cheio no tom da aventura, com melodias alegres e temas muito cativantes que grudam na cabeça (especialmente o da montanha de gelo) e criam aquele clima perfeito de “sessão da tarde”.

PAC-MAN WORLD 2 Re-PAC é um jogo divertido, charmoso, e genuinamente gostoso de jogar. É um jogo para sentar no sofá num fim de semana, e curtir uma aventura simples e competente. Para quem, como eu, entrou de paraquedas direto nessa sequência, foi uma surpresa muito agradável.

A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da BANDAI NAMCO, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.


Publicado

em

por