Novembro de 2025 — Diário de Desenvolvimento do Joguindie Journal

Finalmente você pode registrar toda a sua biblioteca de jogos no Joguindie Journal e vincular cada título aos seus registros.


Em Novembro trabalhei em ajustes de qualidade de vida e novos recursos bem legais para o Joguindie Journal.

Vamos começar pela coleção… essa era uma funcionalidade que eu queria implementar há tempos e que, finalmente, saiu do papel. O foco principal do mês foi construir essa seção do zero. Como o nome diz, agora você tem um espaço dedicado para gerenciar sua própria biblioteca de jogos.

Modéstia à parte, foi um incremento e tanto ao Journal, e o desenvolvimento foi dividido em algumas etapas cruciais:

  1. A base: primeiro, fechamos uma parceria com o IGDB para consumir dados em massa de todo o seu acervo, então criamos a lista de jogos e a funcionalidade de adicionar novos títulos à sua coleção;
  2. O gerenciamento: uma coleção só é sua de verdade se você pode gerenciá-la, certo? Por isso você pode facilmente editar, excluir e até compartilhar os jogos da sua biblioteca.
  3. A integração: para amarrar tudo, a biblioteca se integra diretamente aos seus registros do diário. Ao escrever um novo registro, basta digitar o nome de um título que existe na sua coleção e o jogo é automaticamente preenchido, capturando valores como nome, gênero e plataforma.

Quando um registro é vinculado à sua biblioteca, ele passa a ter uma relação direta com ela. Isso abre um leque de possibilidades para o futuro, permitindo que você entenda exatamente como foi sua jogatina com cada jogo da sua coleção.

A outra grande notícia de novembro é para os usuários de Android. Lançamos uma nova versão do app que abandona o Trusted Web Activity (TWA) e adota uma WebView mais nativa.

O que isso significa na prática?

  • Menos dependência: o app não depende mais do browser padrão do usuário (como o Chrome) para funcionar.
  • Mais velocidade: a inicialização e a navegação estão notavelmente mais rápidas.
  • Mais compatibilidade: muito mais dispositivos agora são compatíveis com o app.

Apesar de ainda ser uma WebView, a experiência agora é muito mais fluida e se parece muito mais com um aplicativo nativo.

Não foi só isso! Enquanto a coleção e o app Android eram os focos, aproveitei para fazer várias outras melhorias:

  • Melhorias de UI/UX: implementei um novo componente de ações flutuantes para padronizar as ações de “adicionar” (novo registro, nova lista, novo jogo, etc.). Além disso, fiz uma série de melhorias visuais gerais para deixar a experiência mais agradável.
  • Marcadores (Membros): os marcadores receberam bastante atenção. Eles agora suportam personalização em itens “filhos” e tiveram seu funcionamento geral aprimorado.
  • Notas (Membros): novas cores foram adicionadas para permitir personalizar ainda mais suas anotações.
  • Social: as funções sociais também foram melhoradas, com um visual modestamente atualizado. A novidade mais importante aqui é a nova ação de “Denunciar” em todas as postagens e comentários, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.
  • Estatísticas: exibição do nome do jogo mais jogado e lista com todos os jogos jogados no período selecionado. Membros agora podem filtrar rapidamente pelo dia, últimos 7 e 30 dias.

Outros detalhes podem ser conferidos no changelog.

Foi um mês de muito código e grandes novidades. A biblioteca de jogos, em especial, define um novo caminho para o futuro do projeto, e estou ansioso para ver como vocês vão usá-la!

Obrigado pelo apoio de sempre e até o próximo diário!


Publicado

em

por