Em acesso antecipado, Windblown é um “roguelite” frenético e recompensador

Dos mesmos criadores de Dead Cells, Windblown é o resultado da experiência acumulada com o jogo anterior, transformada em um novo título igualmente empolgante.

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Minha relação com roguelites é de amor e ódio; alguns me agradam mais, outros menos. Ao jogar Dead Cells pela primeira vez, pensei que seria apenas mais um título do gênero que experimentaria por alguns minutos e abandonaria. No entanto, antes que percebesse, eu já havia completado o jogo. Windblown é dos mesmos criadores de Dead Cells, e embora seja bastante distinto, é um reflexo da experiência da Motion Twin com o gênero.

Com a iminente destruição de uma tranquila ilha flutuante conhecida como The Ark, os guerreiros Leapers tiveram que agir, embora seus esforços ainda não tenham sido suficientes para afastar todos os emissários do Vortex. Na pele de um Leaper, a sua missão é trazer novamente a paz para a ilha.

Que comece a run! – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Como Leaper, você é ágil como um relâmpago, movendo-se com liberdade pelos cenários fragmentados que são conceitualmente desenhados para assegurar que cada run ofereça tanto aprendizado quanto descoberta. Os cenários são proceduralmente gerados, mas tem uma estrutura familiar, então apesar das diferenças, você saberá como funciona, e o que fazer depois de algumas runs.

Visualmente, os cenários apresentam uma construção um tanto abstrata, porém são meticulosamente elaborados para não bagunçar demais a sua percepção das áreas. Existem áreas secretas que, embora nem sempre evidentes, apresentam características visuais que indicam sutilmente se você deve ou não procurar algo nelas, dar para perceber isso quando você tenta atravessar alguma parte do cenário, e as camadas do cenário se encontram.

Curtindo a vista… – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Windblown é um jogo em que a ação intensa é constante, mas não necessariamente sufocante, porém exige que os seus reflexos estejam afiados, pois a agilidade no controle é crucial para o sucesso.

Cada inimigo que você encontra tem seus próprios padrões de movimento. Memorizar esses padrões é essencial para lidar com eles mais facilmente, pois tendem a se repetir. No entanto, o posicionamento e as combinações podem variar, alterando a forma como você deve enfrentá-los. Por exemplo, no primeiro cenário, um inimigo de combate corpo a corpo pode estar sendo ajudado por outro à distância que fica arremessando bombas, forçando você a eliminar primeiro o inimigo que ataca à distância, em vez de confrontar inicialmente o inimigo do tipo corpo a corpo e ainda ter que desviar de bombas.

Desvia, bate, desvia, bate bate… – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Numerosos desbloqueáveis ficarão disponíveis à medida que sua experiência for comprovada. Em um roguelite, a morte é uma ocorrência comum e a progressão depende dela. Quanto mais partidas você jogar, mais experiência acumulará e, consequentemente, mais itens como armas, tralhas, habilidades, entre outros, serão desbloqueados.

Os itens desbloqueáveis poderão ser encontrados com mais facilidade em futuras tentativas, porém, a cada nova tentativa, os equipamentos disponíveis tendem a serem incertos, variando conforme o tipo de melhoria realizada para atenuar essa incerteza.

Algumas melhorias são capazes de derrubar no início de cada nova run armas e tralhas, o que é muito bom, permitindo que você comece mais preparado. Para ajudá-lo na sua run, ainda tem os presentes encontrados conforme você avança, eles alteram algum tipo de atributo do seu personagem, possibilitando uma variedade bacana de buffs.

Que presente escolher? – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Atualmente o jogo está em acesso antecipado, mas felizmente encontra-se em um estado estável, tanto que não tive quaisquer problemas em boas horas de jogatina.

A jogabilidade de Windblown é amigável e rápida, mesmo no início de uma partida, quando você ainda não está fortalecido, controlar seu personagem é agradável devido a sua responsividade. À medida que você pega as manhas do jogo, torna-se ainda mais prazeroso jogá-lo. Os inimigos em Windblown não são desleais, mas exigem um certo nível de engajamento; do contrário, será excessivamente difícil enfrentá-los. Morrer faz parte do processo, mas é essencial assimilar cada experiência para iniciar a próxima tentativa mais preparado.

Se você quiser jogar Windblown com amigos, saiba que ele foi idealizado para entregar uma boa experiência do tipo, oferecendo um modo multiplayer divertido que proporciona ótimos momentos de diversão compartilhada. Testei algumas partidas com desconhecidos, e não tive instabilidades de conexão gritantes, rodou bem na maior parte do tempo, porém recomendo jogar com conhecidos, a dinâmica é bem melhor.

No timing certo tira mais dano! – Screenshot: Steam Deck/Joguindie

Windblown transparece pouco da sua fase de acesso antecipado, embora hajam indícios do andamento do seu desenvolvimento em alguns aspectos que demonstram a falta de polimento, o resultado atual é bastante satisfatório. Atualmente é o meu jogo preferido para sessões curtas devido à sua jogabilidade rápida, prazerosa e recompensadora. Tenho grandes expectativas para o seu futuro aparentemente promissor.

A cópia do jogo que possibilitou essa experiência foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Motion Twin, distribuidora e desenvolvedora do jogo, a qual agradeço pela confiança.


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