Snufkin: Melody of Moominvalley entrelaça perfeitamente melancolia com alegria – Review

Inspirado no mundo dos Moomins, Snufkin: Melody of Moominvalley proporciona experiência repleta de bons diálogos, contemplativos, e sensações.

Tempo de leitura: 4 minutos


Snufkin: Melody of Moominvalley foi um jogo que optei pelo mínimo de informações possíveis desde que foi anunciado, e o motivo era que desde o seu anúncio, havia demonstrado o quão centrado na narrativa seria, e que cada detalhe seu deveria ser apreciado pela primeira vez durante a jogatina.

O meu primeiro contato com o mundo dos Moomins é através de Snufkin: Melody of Moominvalley, portanto não saberia dizer o quão fiel de fato o jogo é a obra original da escritora Tove Jansson, mas arisco enfatizar que é uma carta de amor, considerando a experiência memorável que tive com ele.

Até logo, meu amigo! – Screenshot: Nintendo Switch/Joguindie

No jogo, você é Snufkin, um garoto peculiar, meio amigão da vizinhança. Está acontecendo umas coisas nada legais no vale, e você é o único com a sabedoria para lidar com tais acontecimentos no momento. Para lidar com os problemas do vale, você deverá explorá-lo, resolver enigmas, se esconder quando necessário, limpar a natureza, criar sons com seus instrumentos musicais, e entre outras coisas.

A jogabilidade do jogo é das mais simples, muito similar a de jogos narrativos do tipo que tem esse aspecto de mundo aberto, então você basicamente caminha, e interage com os objetos. Algo na jogabilidade de jogos do tipo que me incomoda é a limitação, porém Snufkin mitiga bem esse problema deixando a movimentação do personagem fluída, e com uma boa falsa sensação de liberdade de ações. É notável o quanto o jogo quer proporcionar para você uma boa sensação de exploração e liberdade, e os ajustes finos da jogabilidade conseguem garantir que você fique confortável controlando Snufkin.

Aquele lugar óbvio que ninguém procura… – Screenshot: Nintendo Switch/Joguindie

A música está presente do começo ao fim da sua aventura, através dos sons da natureza, lindas composições de fundo, e seus próprios instrumentos musicais. Snufkin é um jogo cuja música é fundamental para a experiência, tanto que muitos desafios são resolvidos com os sons dos seus instrumentos musicais. No que diz respeito ao trabalho sonoro, a equipe de desenvolvimento está de parabéns, é imersivo, e as sensações são passadas no timing certo para você.

Na maior parte do tempo, os diálogos tomam conta da experiência. Snufkin tem diálogos muito bem escritos, que conseguem passar com sutileza a personalidade dos personagens, e ainda contextualizar você ao mundo dos Moomins. Os diálogos são leves, então você ler um bocado sem ver a hora passar, especialmente devido ao capricho da estória. Joguei em inglês porque queria apreciar os diálogos como foram originalmente escritos, mas ele tem tradução para o nosso português. No futuro quero apreciá-lo novamente com os diálogos localizados.

O que será? – Screenshot: Nintendo Switch/Joguindie

A construção de personagens segue um formato de migalhas de pão, as migalhas são deixadas por todo o vale, e conforme você vai pegando elas ao interagir com os personagens, mais é revelado sobre cada um deles. Fiz questão de falar com todo mundo, e extrair o máximo de detalhes sobre cada um deles, é realmente agradável conhecer os habitantes do vale, e entender suas personalidades e emoções. Entrando um pouco na estória sem spoilers, o pai do melhor amigo de Snufkin reage de uma maneira menos preocupada com um determinado acontecimento, enquanto a mãe já parece mais aflita sobre o ocorrido, mesmo que sejam reações esperadas, os diálogos sutilmente explicam como é a personalidade do pai e da mãe, e o grau da relação de ambos com o amigo de Snufkin, e tudo isso sem delongas com o poder da escrita.

Snufkin é um jogo muito bonito, e apesar de estar falando especificamente sobre o seu visual, vale para as suas outras camadas também. Alcançaram um estilo visual muito bonito que mistura o estilo cartunesco com o sóbrio, em uma palheta de cores puxada para o pastel, e repleta da cor verde, a minha favorita, diga-se de passagem. Agora imagine a junção do visual deslumbrante com a trilha sonora caprichada… o resultado é diversos momentos puramente contemplativos.

Uma linda caminhada – Screenshot: Nintendo Switch/Joguindie

Snufkin: Melody of Moominvalley é um jogo sereno, despretensioso e envolvente, ao mesmo tempo e misturado, capaz de transportá-lo para esse mundo dos Moomins que apesar de melancólico também é alegre. Quando subiu os créditos, assim como aquele personagem do jogo acabou sendo tocado, eu também fui. Fico imaginando o quão empolgado quem já conhecia o mundo dos Moomins ficou ao jogar Snufkin…

A cópia do jogo utilizada para essa review foi generosamente disponibilizada pela assessoria de imprensa da Raw Fury, distribuidora do jogo, a qual agradeço pela confiança.


Publicado

em

por