Os melhores jogos indie inspirados em Flappy Bird

em Recomendações por

Flappy Bird, um dos jogos mais perturbadores para dispositivos móveis já criado, após ser descontinuado por seu desenvolvedor, deixou um tipo de legado, importante ou não, está rendendo criações equivalentes ao original ainda mais ambiciosas. Ainda que todos saibamos que Fappy Bird é único, mesmo com criações superiores demonstrando seu potencial, é divertido dar uma chance as mesmas, afinal é possível sentir novamente aquela angústia viciante através de outras ideias.

Para demonstrar apoio ao desenvolvedor Dong Nguyen, nasceu o Flappy Jam, iniciativa organizada por Ivano Palmentieri para centralizar criações semelhantes ao Flappy Bird. Como game jams rendem infinitas criações, algumas interessantes, outras nem tanto, selecionei as melhores para você.

Maverick Bird

Maverick Bird

Terry Cavanagh, desenvolvedor de VVVVVV e Super Hexagon, ambos jogos desafiadores, respondeu a iniciativa com Maverick Bird.

Diferente de Flappy Bird, Maverick Bird requer dois botões, um para planar, outro para mergulhar. Adota um estilo visual minimalista e abstrato parecido com o que foi visto em Super Hexagon, além de uma envolvente música techno composta por Jukio Kallio. Tais combinações tornam Maverick Bird um dos mais excitantes jogos inspirados em Flappy Bird.

Jogue Maverick Bird

[button link=”http://terrycavanaghgames.com/maverickbird/” target=”_blank”]Browser[/button]

Delirious Bird

Delirious Bird
Delirious Bird, criação de Ryan Melmoth, propõe jogabilidade de Flappy Bird com um delírio audiovisual típico de festas rave. Você é constantemente provocado com pílulas delirantes espalhadas em cada pilar do cenário, caso opte por uma delas tudo será distorcido, quanto mais consumir, maior o efeito delirante. Embora prejudique sua capacidade de destingir pilares e demais locais de colisão, consumir as pílulas é o que torna a jogatina apreciável, afinal os efeitos delirantes são saudáveis e o ministério da saúde não adverte. Felizmente ou não, há um outro tipo de pílula que corta o efeito instantaneamente, mas você provavelmente não vai querer saber dela.

Jogue Delirious Bird

[button link=”http://gamejolt.com/games/arcade/delirious-bird/22825/” target=”_blank”]Browser[/button]

Flippy Bord

Flippy Bord
Flippy Bord talvez seja o jogo inspirado em Flappy Bird mais lindo e criativo artisticamente, seu estilo de pinturas com canetinha em papelão é dos mais admiráveis. A pessoa por traz de tamanha criatividade e senso artístico é ninguém menos que Michael Molinari, criador de jogos notáveis como …But That Was [Yesterday], Basketbelle e Soundodger+.

Entre os cinco primeiros canos, Flippy Bord é mais um jogo semelhante ao Flappy Bird, mas a cada cinco canos sua velocidade começa a aumentar, chegando a momentos absurdos, quando a dificuldade maior do jogo começa a transparecer.

Jogue Flippy Bord

[button link=”http://www.onemrbean.com/games/flippybord/” target=”_blank”]Browser[/button]

Hoppy Frog

Hoppy Frog
Algumas inspirações em Flappy Bird são bem distantes, como Hoppy Frog, cuja diferença é gritante, mas não suficiente para apaga o espírito do original.

Criado pelo designer, ilustrador e desenvolvedor de jogos conhecido por rogueNoodle, Hoppy Frog deixa de lado o passarinho e coloca em cena um sapo saltitante. Em uma lagoa, você precisa moderar os saltos do sapo pressionando o botão esquerdo do mouse ou a tecla de espaço para pousá-lo com segurança em cima de uma almofada de lírio.

Hoppy Frog não chega a ser muito desafiador, mas é bem apreciável.

Jogue Hoppy Frog

[button link=”http://roguenoodle.itch.io/hoppy-frog” target=”_blank”]Browser[/button]

Another Bird

Another Bird
Another Bird oferece o mesmo conceito de Flappy Bird, mas com notável diferencial em sua ambientação inspirada no clássico de aventura Another World. O jogo foi desenvolvido pela Team RoboMuffin, que atualmente trabalhando em We of the Woods, uma versão polida de We of the Forest, criado no Global Game Jam deste ano.

Jogue Another Bird

[button link=”http://www.kongregate.com/games/bluntgames/another-bird?sfa=permalink&referrer=jandeilson” target=”_blank”]Browser[/button]

Lava Bird

Lava Bird
Lava Bird, criado em 24 horas pelo game designer Adam C., segue a onda de jogos inspirados em Flappy Birds com ideias menos ligadas ao original.

No jogo você está na pele de um adorável passarinho inspirado em Tiny Wings que cospe lava cada vez que você plana. Para marcar pontos as bolas de lava devem acertar os passarinhos detrás que estão perseguindo você.

O próprio criador do jogo marcou até agora somente 78 pontos, tente superá-lo.

Jogue Lava Bird

[button link=”http://unept.itch.io/lavabird” target=”_blank”]Browser[/button]

 

Acima você conferiu os melhores jogos indie inspirados em Flappy Bird escolhidos por mim (Jandeilson) através de critérios pessoais. Este post é livre para sugestões, então caso saiba de algum jogo inspirado em Flappy Bird bem legal que não tenha sido mencionado por aqui, deixe um comentário! Talvez sua recomendação complemente este post. 😉

Outros jogos inspirados em Flappy Bird talvez apareçam por aqui em algum momento, curta o Joguindie no Facebook e siga no Twitter para receber as últimas atualizações em primeira mão.

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. Desenvolvedor e ascendente escritor. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho árduo e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.

1 Comentário

  1. Ótimo post, gostei da seleção. Um que vi recentemente é o Mr. Flap que é um ótimo jogo também, com uma qualidade técnica superior.
    É surpreendente que um jogo fraco como Flappy Bird tenha feito tanto sucesso e até inspirado jogos melhores como este. Uma surpresa para a comunidade indie. Bom post, estou acompanhando o site. Um abraço.

Deixe um comentário

Mais recente em Recomendações

Famaze

Famaze

Um joguinho grátis do gênero roguelike de enigmas inspirado na era do
Ir ao Topo