O Brasil nunca esteve tão forte na cena indie como agora… além de termos um festival só nosso como o BIG, através dele conseguimos mensurar o quanto estamos cada vez mais envolvidos na produção de jogos.
É admirável ver tantos jogos promissores ano após ano, se pararmos um pouco para pensar no quanto crescemos nos últimos anos podemos até sentir um orgulho patriota. Brasileiros fazem jogos, bons jogos.
Esta é a 4ª edição do BIG Festival e um pouco mais de 500 jogos de 48 países distintos foram inscritos. A metade dos jogos foram produzidos no Brasil. Faltando poucos dias para o festival, os finalistas foram divulgados, e como esperado apenas uma pequena parte conseguiu colocação entre os finalistas. O Brasil está sendo representado em quase todas as modalidades, inclusive de Melhor Jogo.
A lista completa com direito a links para página do jogo e desenvolvedora você confere abaixo:
Melhor Jogo
Horizon Chase (Aquiris Game Studio), do Brasil
Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
Pavilion (Visiontrick Media), da Suécia
Melhor Jogo Brasileiro
Horizon Chase (Aquiris Game Studio)
Jake and Tess’ Finding Monsters Adventure (Black River)
Ninjin: Clash of Carrots (Pocket Trap)
Starlit Adventures (Rockhead Games)
Melhor Jogo da América Latina
Ernesto (Ernesto Team), da Argentina
Kingdom Rush Origins (Ironhide Game Studio), do Uruguai
BalanCity (Souvegames), da Argentina
The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy (OKAM Studio), da Argentina
Rex Odyssey (Brainhold Games), da Argentina
Melhor Arte
Jake and Tess’ Finding Monsters Adventure (Black River), do Brasil
Black the Fall (Sand Sailor Studio), da Romênia
Bulb Boy (Bulbware), da Polônia
Pavilion (Visiontrick Media), da Suécia
Optikammer (Optikammer), da Grã-Bretanha
SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy (OKAM Studio), da Argentina
Melhor Gameplay
SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
Tricky Towers (Weirdbeard Games), da Holanda
Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
My Night Job (Webcore Games), do Brasil
Clustertruck (Landfall Games), da Suécia
Horizon Chase (Aquiris Game Studio), do Brasil
Melhor Narrativa
The Magic Circle (Question), dos Estados Unidos
Late Shift (CtrlMovie), da Suiça
Antioch: Scarlet Bay (Mi Clos Studio, FibreTigre e Midnight Mood Studio), da França
Replica (Somi Games), da Coreia do Sul
Hacknet (Surprise Attack Games), da Austrália
Swaptales: Leon! (Witty Wings), da França
Wheels of Aurelia (Santa Ragione), da Itália
Inovação
SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
The Magic Circle (Question), dos Estados Unidos
Calendula (Blooming Buds Studio), da Espanha
Screencheat (Samurai Punk), da Austrália
Stifled (Gattai Games), de Singapura
INVERSUS (Hypersect), dos Estados Unidos
Antioch: Scarlet Bay (Mi Clos Studio, FibreTigre e Midnight Mood Studio), da França
Melhor Som
Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
The Aquatic Adventure of the Last Human (YCJYgames AB), da Suécia
SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
Epistory Typing Chronicles (Fishing Cactus), da Bélgica
Melhor Jogo Ambiental
Doti-Doti no Gaea (Loud Noises), do Brasil
Cloud Chasers A Journey of Hope (Blindflug Studios), da Suíça
Deed The Game (Sinergia Studios), do Brasil
Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social
Optikammer (Optikammer), da Grã-Bretanha
It’s Spring Again (Asya Yurina), da Rússia
Figurado (Antworks Studio), do Brasil
Peronio Pop-Up Book (Ovni Studios), do Brasil
Carcará Asas da Justiça (Supernova Indie Games), do Brasil