Adeus Two Tribes

Adeus Two Tribes.

em Notícias por

Depois de 16 anos em atividade, fazendo alguns dos melhores jogos de puzzle que você pode jogar, a desenvolvedora holandesa Two Tribes está encerrando suas atividades. Seus fundadores tomaram essa decisão porque acreditam terem sido ultrapassados pelo tempo.

A Two Tribes está em atividade desde 2000, começou fazendo jogos para Game Boy Color, e durante os últimos anos produziu jogos autorais e de terceiros para a maioria das plataformas do mercado. A desenvolvedora se estabeleceu com Toki Tori, seu jogo de maior destaque. Ao decorrer da sua trajetória produziu Frenzic, RUSH, EDGE, além de outros jogos em menor evidência (confira todos os jogos).  Seu último suspiro é o jogo RIVE.

Martijn, Collin e Meinte, mentes criativas da Two Tribes, sentem que o desenvolvimento avançado da indústria de jogo acabou transformando eles em dinossauros muito rapidamente, e por conta disso, não conseguiram avançar junto. Apesar da experiência ao seu lado, eles sabem que ainda há muito caminho para percorrer, e não é insistindo em ideologias ultrapassadas que conseguirão abraçar as mudanças.

Em comunicado oficial eles dizem o seguinte:

“Estamos acostumados a trabalhar com a nossa própria engine. É uma tecnologia que funciona muito bem para nós, mas não é competitiva como Unity ou Unreal. E depois há estratégias de monetização como free-to-play. Porém a única coisa que sabemos, e que nos sentimos confortável trabalhando, é o modelo tradicional de jogos com preço completo. O mesmo vale para o marketing: sabemos como fazer um trailer decente e enviar um comunicado de imprensa… mas não fazemos a menor ideia de como chamar atenção do público no YouTube e Twitch.

“Ao executar uma empresa, você precisa estar acima do seu jogo, não apenas pelo produto que você está fazendo, mas pelo negócio inteligente também. E nós simplesmente não estamos mais acima do negócio de jogos.”

Trechos retirados do comunicado oficial (em inglês).

RIVE, último jogo produzido pela Two Tribes, é como um incrível presente de despedida. O jogo carrega elementos que a desenvolvedora sempre quis trabalhar, e tem tudo para agradar amantes de ação frenética e tiroteio. O jogo está disponível para PC e PS4.

Sem a Two Tribes a indústria perde um bom dinossauro. Bom descanso Two Tribes. Saiba que seus jogos estão nos nossos corações. <3

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. Desenvolvedor e ascendente escritor. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho árduo e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.

Deixe um comentário