Importando o Steam Deck: Uma aventura de ansiedade e recompensa

Vou te contar como foi a minha experiência importando o Steam Deck.

Tempo de leitura: 4 minutos


Um mês antes da black friday de 2022 pensei sobre a aquisição de um celular mais atualizado como presente de aniversário, porém seria um valor bem expressivo, afinal qualquer dispositivo Apple do tipo Pro custa caro. Minha companheira questionou algumas vezes se valia a pena dedicar um valor tão expressivo em um aparelho celular, já que eu sou o tipo de pessoa que utiliza celular ocasionalmente. Já faz algum tempo que estou distante dos jogos digitais por conta do meu foco em trabalhos, vida pessoal, e principalmente meu envolvimento com jogos analógicos, aliás, caso você goste, não deixe de dar uma conferida no meu outro projeto, o Peça Empilha. Um belo dia entrei na minha conta do Steam, e lá fiquei durante algum tempo, apenas admirando a minha biblioteca de jogos, simplesmente abandonada. E foi aí que eu me dei conta de um tal de Steam Deck, alternativa portátil da Valve… já havia visto algumas coisas no passado sobre o Steam Deck, mas sinceramente, não me encantou de primeira, mas como eu estava com um dinheiro “sobrando”, e parte dele foi presente de aniversário da minha companheira, fui para o YouTube ver mais sobre o Steam Deck. A decisão não demorou muito para ser tomada, e meu objetivo agora era adquirir um Steam Deck, abandonando a ideia de trocar de celular. Se existe presente de aniversário mais legal que vídeo game, desconheço.

Se tem um tipo de experiência que eu gosto quando se trata de vídeo games, é a experiência portátil, o Nintendo Switch é um vídeo game impressionante, e eu tenho um carinho imenso e verdadeiro pelo o mesmo. Vi no Steam Deck uma experência similar a que tenho no Switch, mas agora com meus jogos da Steam, então mergulhei fundo nessa ideia.

Comprar o Steam Deck foi uma aventura… atualmente o mesmo não é comercializado oficialmente no nosso país e em tantos outros, já que a Valve está liberando o mesmo para o mundo aos poucos. A saída encontrada no momento em que decidir comprar o Steam Deck foi recorrer a aquisição dentro dos Estados Unidos, direcionando o envio para o endereço de uma redirecionadora. Uma redirecionada, caso você desconheça, nada mais é do que um endereço no país em questão para você redirecionar suas compras dentro de um país, tipo Estados Unidos, por exemplo, para ele. As redirecionadoras fazem o trabalho de receber seu produto, verificá-lo, armazená-lo e posteriormente enviar para você.

Fiz a compra do meu Steam Deck pela própria Steam, porém precisei fazer algumas etapas para conseguir comprá-lo, já que a Valve possui trava de região, então alguém aqui no Brasil teoricamente não pode fazer essa compra. Tive que me passar por um residente americano, e para tal, utilizei uma VPN e o endereço da redirecionadora. Quanto ao ato do pagamento, escolhi fazer uma conta Nomad para diminuir as taxas de transação internacional, então só tive que pagar 1,1% de IOF e até 2% de taxa de serviço. Feito o pagamento, coloquei “meu endereço dos estados unidos” informado pela redirecionadora. Utilizei a Zip4Me para esse trampo de redirecionamento, e eles fizeram um excelente trabalho nesse quesito.

Comprei o Steam Deck no dia 22 de novembro de 2022 na Steam por $529.00 dólares, a versão escolhida foi a de 256GB. No dia 24 do mesmo mês o Steam Deck foi enviado para a transportadora. Então de Carol Stream, Illinois nos Estados Unidos saiu meu Steam Deck até o endereço da transportadora escolhida em Portland, Oregon. No dia 30 meu Steam Deck havia chegado ao seu primeiro destino.

Será que o meu estava ai? 😀 Foto: Galpão/Valve

A redirecionadora foi bem rápida ao registrar o meu Steam Deck em seu sistema, e no dia 1 de dezembro, coincidentemente meu aniversário, eu preparei o envio do mesmo para o Brasil. O sistema da redirecionadora é bem intuitivo nesse aspecto, então só precisei de algumas noções básicas de modalidades de entrega, seguros e declaração. Optei pela modalidade Packet Express dos Correios, que seria basicamente o mesmo que optar pelo Sedex quando a encomenda é liberada pela Receita Federal. Também optei pela contratação de um seguro do valor da carga oferecido pela própria redirecionadora. Depois foi a hora da declaração, a declaração é de responsabilidade sua, então fica a seu critério qual descrição colocar e quais valores declarar. Sendo a declaração algo delicado, afinal a Receita Federal é bem criteriosa quanto ao descritivo do pacote. Eu declarei o meu Steam Deck da seguinte forma: “Valve Deck portable game console 256GB” com o valor pago pelo produto e frete, então acredito que por conta disso não tive quaisquer problemas de devolução, um problema que durante o período em que enviei estava bastante comum de acontecer devido declarações não condizentes segundo a Receita Federal, então fica a recomendação: faça uma declaração verdadeira e atenta aos detalhes para não passar por esse tipo de problema.

No dia 2 de dezembro meu Steam Deck já estava na mão da transportadora responsável por trazê-lo ao Brasil. No dia 14 de dezembro foi registrado a chegada do meu Steam Deck no Brasil pela transportadora. No dia 19 os Correios confirmaram a chegada do meu Seam Deck, eu já não me aguentava de ansiedade nessa data, esperançoso que o ele chegasse antes do Natal, embora ciente de que isso não aconteceria. Enfim, no dia 27 meu Steam Deck foi encaminhado para a fiscalização aduaneira, foi uma mistura de sentimentos, pois com a quantidade de relatos de pessoas tendo seus pacotes devolvidos, comecei a ficar preocupado (confesso que até antes dele chegar no Brasil) e pensar que o meu poderia ser um desses, então até o dia 28, quando para a minha alegria a receita tributou o meu pacote, finalmente relaxei. Fiz o pagamento no mesmo dia, e torci para o mesmo chegar antes do ano novo, mas não chegou. No dia 03 de janeiro de 2023 meu Steam Deck foi liberado pela Receita Federal, e encaminhado para as minhas mãos.

O dia chegou, e a espera enfim acabou. Meu Steam Deck chegou no dia 04 de janeiro. Foi um dia muito legal! Quando olhei para o céu, indo para academia ao anoitecer, ele tava um azul peculiar… ahahhahaha… brincadeiras à parte, que portátil legal, meus amigos! Ainda é cedo para falar sobre ele, mas pelo tempo que testei ele, posso dizer que a Valve fez um trabalho muito incrível, diferente de muitos feito anteriormente com seus projetos de hardware descontinuados.

Os 43 dias de espera pelo Steam Deck foram de muita ansiedade e até incertezas, devido ao cenário de importação do final do ano, mas deu tudo certo no final, e é isso que importa. Já estou desfrutando do meu pequeno gigante e estou a cada dia mais aficionado por ele.


Publicado

em

por