Introdução ao TyranoBuilder – Nunca foi tão fácil fazer sua própria Visual Novel

em Artigos por

Fazer jogos não é uma tarefa fácil nem mesmo para os desenvolvedores mais experientes, há diversas exigências, como conhecimentos aguçados dependendo da sua ambição, e obviamente muito trabalho duro. Felizmente existem algumas ferramentas que facilitam como mágica uma parte do trabalho, exemplos populares são: Unity, Contruct 2, GameMaker, e uma quantidade relativamente extensa de outras ferramentas do tipo.

Ambições determinam qual ferramenta usar, e para a maioria delas, as ferramentas mais populares já são mais do que suficiente, mas quanto a desejos específicos, como visual novel, por exemplo, poucas ferramentas foram projetadas para o gênero.

Existem ferramentas voltadas unicamente para visual novel como Ren’Py, Novelty, Belle, Fungus, e outras mais, todavia é o TyranoBuilder que faz todo o processo parecer coisa de criança. O TyranoBuilder é uma ferramenta simples e poderosa com interface WYSIWYG do tipo araste e solte. Qualquer um pode fazer sua tão sonhada visual novel através do TyranoBuilder, o processo parece mágica e em poucos minutos é possível fazer as coisas fluírem, em algumas horas a nível profissional.

Uma das grandes características do TyranoBuilder é o rápido processo de aprendizagem oferecido. Você não precisa nem se dar ao trabalho de ler extensas documentações para começar a fazer sua própria visual novel, apenas arrastar blocos e organizá-los de acordo com as ações desejadas e pronto.

Interface principal do TyranoBuilder
Interface principal do TyranoBuilder

O processo de desenvolvimento de uma visual novel no TyranoBuilder é realizado através dos cenários, então tudo que você precisa fazer é relacionar os componentes como deseja.

Existem 6 componentes chave, responsáveis por fazer boa parte da sua visual novel acontecer. Os componentes são os seguintes:

story-tyranobuilderHistória (Story)
O que tornar as visual novel tão especiais é a história, um dos componentes mais importantes. Pelo componente história você pode escrever toda sua história em diálogos, criar passagens, direções, escolhas e muitas outras coisas importantes para o jogador que vai se envolver com sua história.

 

characters-tyranobuilderPersonagens (Characters)
Os personagens da sua história são encaixados dentro do cenário por esse componente. É possível colocar um personagem em cena, tirar e até alterar.

 

images-tyranobuilderImagens (Images)
Escolha o que melhor defini os acontecimentos da sua história com imagens. Altere o fundo, adicione uma simples imagem (ou remova), botões com imagem e mais.

 

effect-tyranobuilderEfeitos (Effects)
Sabe aquele brilho que faltava? É no componente efeitos que você consegue. Adicione janela de diálogos, fundo diferente, estilo de fontes, velocidade dos textos, assim como outros efeitos especiais que tornam sua visual novel mais atraente.

 

media-tyranobuilderMídia (Media)
Sabe aquelas musiquinhas agradáveis e grudentas presente na maioria das visual novel, então… é por aqui mesmo. 🙂 É possível executar músicas, efeitos, e até vídeos dentro da sua visual novel.

 

script-tyranobuilderScript
Os scripts são a parte avançada do TyranoBuilder, para quando você quiser adicionar novas possibilidades dentro da sua visual novel, tornando ela mais dinâmica e complexa, com vários possíveis finais, por exemplo. Há duas formas de scripts disponíveis no TyranoBuilder que abrem um baú de possibilidades para sua visual novel. Uma das formas de script é o ECMAScript puro, a outra forma é o TyranoScript, script mais fácil e projetado exclusivamente para a ferramenta.

As possibilidades são realmente muito amplas, é possível personalizar praticamente tudo sem nenhum conhecimento de programação, apenas mera curiosidade pode tornar qualquer história em uma visual novel. Falei brevemente sobre cada um dos componentes chave, mas existe uma boa base de configurações disponíveis para você personalizar.

game-settings-tyranobuilderEm Configurações de Jogo (Game Settings) dar para definir a resolução do seu jogo, posicionamento dos diálogos, personalização de botões e diálogos, padrões para alguns elementos, e uma quantidade razoável de outras configurações que juntas determinam o aspecto da sua visual novel.

Em menos de meia hora já era possível ver o resultado.
Em menos de meia hora já era possível ver o resultado.

É possível testar seu jogo enquanto você produz de maneira incrivelmente rápida e fácil, basta clicar no velho conhecido ícone play e pronto, sua visual novel está sendo executada, agora é só testar.

multi-platform-tyranobuilderMas e quando o jogo tiver pronto, como vai ser? Tão simples quanto foi para criá-lo! Basta exportá-lo para a plataforma que deseja que ele funcione. O TyranoBuilder possui recurso para exportar facilmente sua visual novel para PC (Windows e Mac), navegador, móveis rodando iOS ou Android, e até consoles que suportem HTML5.

Como o TyranoBuilder é uma ferramenta nova, a comunidade ainda está crescendo, logo não espere muitos tutoriais produzidos por terceiros. Uma boa documentação oficial está disponível para você estudar aqui (em inglês).

O TyranoBuilder está à venda no Steam em inglês e japonês.

Quem quiser aprender ou compartilhar conhecimentos sobre o TyranoBuilder, criamos um grupo no Facebook. Eu (Jandeilson) produzi uma visual novel chamada Super Jimension com a ferramenta.

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Ascendente escritor, desenvolvedor e empreendedor. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho duro e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante de limão, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.

5 Comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado.

*