Os Principais Festivais de Jogos Independentes do Mundo

em Artigos por

Independent Games Festival (1999)

Independent Games FestivalO Independent Games Festival (IGF) é como o Oscar dos jogos independentes, e existe há mais de uma década.

O IGF ocorre anualmente no 1º trimestre dentro da Game Developers Conference (GDC) na Califórnia — um tipo de encontro com desenvolvedores de todas as partes do mundo.

O festival oferece um incrível mostruário de jogos indies, participação de grandes nomes da cena independente, e como não poderia faltar, modalidades de premiação para que os melhores jogos indies escolhidos pelos jurados e público (modalidade específica) sejam premiados.

Mande seu jogo para o IGF!

Freeplay (2004)

FreeplayO maior festival de jogos independentes da Austrália é o Freeplay, velho conhecidos dos desenvolvedores australianos pela longa vida.

O Freeplay reuni pessoas de vários setores em espaços voltados aos desenvolvedores e suas criações, convida nomes conhecidos da indústria, oferece premiações, e faz o que a maioria dos festivais do gênero faz, mas com um jeitinho australiano.

O festival é sediado em Melbourne na Austrália todos os anos geralmente no 2º trimestre.

IndieCade (2005)

IndieCadeTodos os anos através do IndieCade Festival vários jogos indie concorrem a premiações em diversas modalidades. O IndieCade é um dos maiores festivais de jogos independentes dos Estados Unidos e ocorre naturalmente no 4º trimestre de cada ano na Califórnia.

Qualquer pessoa do mundo pode mandar seu jogo para o IndieCade desde que cumpra alguns requisitos. Existe uma página em português do Brasil que torna o processo de envio mais prático para os desenvolvedores nacionais.

Mande seu jogo para o IndieCade!

A Maze (2008)

A MAZEA Maze é um festival que nasceu descentralizado e com o passar dos anos se tornou algo mais focado nos jogos independentes. O nome dado ao festival é o mesmo da organização por trás da coisa toda, sendo assim outras ações culturais são realizadas e até unidas com seu festival de jogos independentes.

Assim como a maioria dos festivais do tipo, A Maze não é diferente em estrutura e condições de participação. Na edição 2015 a brasiliense Ana Ribeiro ganhou uma premiação na modalidade “Outra Dimensão” com seu jogo Pixel Ripped.

O evento é anual e geralmente ocorre no 2º Trimestre na capital da Alemanha.

iFEST (2011)

iFESTFazer networking é fundamental para desenvolvedores, e é exatamente essa a ideia do iFEST, juntar desenvolvedores de todas as partes em um lugar arejado e facilitar a interação entre eles para trocarem conhecimentos. O festival é aberto ao público e costuma oferecer premiações e bastante feedback aos desenvolvedores.

O festival acontece anualmente nas capitais Melbourne, Camberra e Sydney, além das cidades Seattle e Lafayette.

O mostruário de jogos indie do iFEST é livre para qualquer pessoa que mandar seu jogo através de um rápido formulário disponível em seu site.

Os festivais acontecem durante o 1º e 2º semestre do ano.

Mande seu jogo para o iFEST!

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. Desenvolvedor e ascendente escritor. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho árduo e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.

3 Comentários

  1. […] No final da década de 90, em 1998, foi fundado o Independent Games Festival (IGF), e como o próprio nome sugere, é um festival de jogos independentes. Criado para ajudar e incentivar a inovação no desenvolvimento de jogos, e também reconhecer os melhores desenvolvedores pela sua notável contribuição para a indústria. O IGF alcançou notoriedade em meados de 2000, e atualmente é considerado a premiação máxima que um desenvolvedor independente pode conquistar. Você pode conhecer os principais festivais de jogos independentes do mundo aqui. […]

Deixe um comentário

Mais recente em Artigos

Ir ao Topo