[Análise] Divide By Sheep é tão fofo quanto desafiador

em Análises/Mobile/PC por

Goste ou não, os puzzles estão em todas as plataformas, o gênero é um marco e nunca deixou de divertir as pessoas complicando suas vidas. Amante de puzzles assumido, Divide By Sheep não precisou de muito para ganhar meu interesse. O jogo é um puzzle baseado em matemática, até aí tudo bem… porém seu conceito é tão cativante que quando me dei conta, já tinha puxado muitas, mais muitas horas de mim, e teria puxado ainda mais se não tivesse concluído 100% de 100% depois de quase 20 horas de muita diversão — será que tem fator replay? Balela… 😛

Divide by Sheep é sobre a morte em sua forma física (pelo menos aparentemente) e seu plano maligno e curioso de forçar amizade com ovelhas. Após inundar várias regiões, as ovelhas são obrigadas a saltar de bloco em bloco até o bote salva vidas. A historinha é contada por debaixo dos panos com um peculiar humor negro, porque no jogo em si não há nada sendo contado, somente apresentado.

O conceito de Divide by Sheep é bem simples, você só precisa de um pouco de noção de matemática e lógica. Grupos de ovelhas são distribuídos pelos blocos dos níveis, e tudo que você precisa fazer é arrastá-las entre os blocos até chegar ao bote salva vidas, muito fácil, não? Calma… sua maneira de enxergar a lógica das coisas será trabalhada agora, porque apesar da presente matemática nas soluções, existem limitações que exigem um pouco de lógica na hora de conseguir bater os níveis com 3 estrelas.

Cada nível possuí X ovelhas agrupadas em quantidades distintas e distribuídas em quantidade X de blocos, só que não basta simplesmente sair arrastando elas, porque existe X ovelhas de uma remessa, mais X ovelhas de outra remessa e por aí vai… sendo a quantidade de ovelhas dividida em viagens, você terá que fazer alguma das operações matemática para enxergar uma maneira lógica de fazer cada nível, se quiser conquistar 3 estrelas então, aí que o cérebro frita.

Divide By Sheep Screen 1
Aviso: Fofura contagiante. Aprecie com moderação.

Uma característica de Divide by Sheep única é que o jogo é desafiador, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, cedo ou tarde você consegue encontrar uma maneira lógica e simples de solucionar os puzzles. A lógica demora para aparecer, mas quando aparece, foi por causa da matemática certa. A presença da matemática é quase imperceptível, é um puzzle que usa e abusa da contagem, mas você não percebe isso, deixando a cargo da lógica compreender como cada nível funciona.

Ao decorrer dos níveis, artimanhas surgem e novas mecânicas são introduzidas, bagunçando todo um esforço lógico obtido em níveis anteriores. As artimanhas e mecânicas sempre surpreendem, corte ovelhas ao meio e você estará dividindo, ou quando alguns blocos são explosivos, e você está subtraindo, inconscientemente, assim… tão divertida mente.

Divide By Sheep Screen 2
A morte marota esperando por umas almas fresquinhas…

A fofura de Divide by Sheep é encantadora, você não gosta, se apaixona. O capricho visual incrível é o maior responsável por tanta fofura em um jogo protagonizado por ovelhas. As cores vibrantes ajudam a deixar a experiência bastante agradável. E a vontade que se tem é de apertar tudo.

Divide by Sheep é um puzzle único, desafiador e acima de tudo divertido. Poucos puzzles conseguem entregar uma sensação de satisfação tão agradável quanto Divide by Sheep, seu conceito simples, fofura vibrante e puzzles desafiadores ganham o coração de quem joga.

Um cara de vinte e poucos anos apaixonado pelas coisas pequenas da vida. Desenvolvedor e ascendente escritor. É editor no Joguindie, seu maior xodó. Sua vida é repleta de coisas para fazer, pouco tempo para si, muito trabalho árduo e determinação. Gosta de jogar, ouvir músicas, ler quadrinhos, assistir filmes e animes, comer salgadinho, beber refrigerante, ficar em casa, e tantas outras coisas simples, mas valiosas para sua vida.

1 Comentário

Deixe um comentário

Mais recente em Análises

[Análise] Slayaway Camp

Slayaway Camp homenageia os filmes de terror clássico de maneira cômica através
Ir ao Topo