As formidáveis pequenas telas dos dispositivos móveis conseguem transmitir a beleza de algo precisamente, expandindo possibilidades artísticas, sejam elas quais forem. Buddy & Me, além de um jogo, é uma bela pintura criada para ser apreciada e levemente tocada. Desenvolvido e publicado pelo estúdio Sunbreak Games graças aos apoiadores do projeto no Kickstarter.
Buddy & Me é um jogo de plataforma sobre amizade e sonhos que reaproveita a mecânica de correr e saltar, através de cenários fascinantes. Enquanto inconsciente durante nosso período de sono, vivemos experiências imaginária de todos os tipos, algumas razoáveis, outras nem tanto, mas volta e meia alguma coisa divertida preenche nosso imaginário, e desejamos jamais abandonar aquela experiência. O jogo da Sunbreak compartilha o sonho divertido de um menino que ao despertar, percebe uma criatura familiar e a suspensão de seu quarto até a copa de um árvore.
Ao sair pela porta do quarto, os próximos movimentos do menino passam a ser por sua conta e risco. Você pode pular entre as plataformas de madeira, planar com seu moletom, agarrar e balançar em cordas, além de outras ações, tudo com poucos toques. Sempre em movimento contínuo, agir cautelosamente é eficaz contra baques, já que o espaço vago entre as plataformas estão constantemente variando. Buddy, o amigão do menino, dar suporte para obstáculos mais perigosos, mas sua presença brilha quando ambos finalmente passeiam juntos, após coletar determinada quantidade de estrelas semente.
Os sonhos ocorrem por tempo limitado, inicialmente de 2 minutos, podendo ser estendido através do power-up de tempo e coelhos angelicais, convertidos em tempo a cada passagem pela extensa ponte com vista para paisagens encantadoras.
Mesmo recheado de apreciáveis, e replay infinito, falta maiores incentivos, há estrelas sementes, power-ups básicos e os coelhos angelicais para coletar, mas nada muito além disso. Até existe um recurso de recordes com direito a leaderboards, porém é meio desinteressante. Depois de poucos sonhos, voltar acaba ficando repetitivo.
O estilo de arte adotado em Buddy & Me, extraído do potencial de Gene Lange, é o maior trunfo do jogo. Os belos cenários, por exemplo, foram inspirados nas riquezas naturais do Noroeste Pacífico, exuberante região do noroeste da América do Norte, que aliás, é a atual localização da própria desenvolvedora.
As animações, fluídas e ricas em detalhes, dão vida ao comportamento dos personagens, tente observar o menino correndo e saltando, ou expressões faciais do Buddy, percebe-se os admiráveis esforços de caracterização de personagens, aliás, inspirados em filmes como Meu Vizinho Totoro do mestre Hayao Miyazaki, e clássicos consagrados da Disney. Os pequenos toques nos mínimos detalhes demonstram o carinho dos desenvolvedores, preocupados até quando transmitir expressões naturais de tristeza e felicidade no rosto do nosso amigão Buddy.
